segunda-feira, 19 de março de 2012

Tapetão no futebol de mesa! Título troca de mãos

Organizadores da Liga ficaram enrolados com a decisão no tapetão
A organização da Liga Pantaneira errou ao proclamar o campeão e o vice da 1ª etapa, disputada no último sábado (17), em Campo Grande. Devido à falta de esclarecimentos prévios sobre os critérios de desempate, em caso de resultados iguais nas partidas de ida e volta da finalíssima, inverteu-se indevidamente a vantagem dos jogadores.

No campeonato estadual de 2011, foi adotado o critério de melhor campanha em toda a competição, e não apenas na 1ª fase. Tanto que o título foi decidido com base nesse critério. Portanto, a etapa da liga deveria seguir essa regra, já que antes do início do torneio não foi discutido ou divulgado outro critério diferente daquele.

Rodrigo Goulart terminou a 1ª fase com 16 pontos, e Roberto Giolo, com 14. Nas quartas de final, ambos venceram seus dois jogos. Na semifinal, Rodrigo venceu um e perdeu outro. Roberto venceu os dois e herdou a melhor campanha.


Na final, como ambos os jogos terminaram em 2 a 2, a vantagem deveria recair sobre quem teve melhor campanha em todo o campeonato. Isso não foi feito. Levou-se em conta apenas o desempenho da 1ª fase.


Sendo assim, Roberto Giolo é o campeão da 1ªetapa, e Rodrigo Goulart, o segundo. Mesmo perdendo o primeiro lugar no 'tapetão', Rodrigo manteve o espírito de "combater o bom combate" e fez um gesto nobre ao declinar da medalha e concordar com a mudança.

Os organizadores reconhecem o equívoco e lamentam profundamente o ocorrido. Episódio que serve para redobrar nossa atenção nos próximos torneios. Afinal, o principal objetivo do trabalho é garantir a diversão e a alegria de todos os participantes.

4 comentários:

Caros colegas da Liga,

Coisas como estas acontecem, e o importante é como nos posicionamos frente as mesmas.

Neste caso, quem venceu foí o bom senso, a esportividade e o coleguismo entre nós, afinal, somos todos apaixonados pelo futmesa e o que queremos é jogar sempre entre amigos.

Dadinho pra frente!!!

Roberto

Olá, fico feliz por reverem o resultado a tempo! Só assim, confirma-se que a organização do campeonato agiu com lisura o que torna o Futebol de Mesa em MS um esporte sério! Abs a todos.

Helder acho q deve ser adotada uma regra para os torneios com relação aos W.Os podemos precisar futuramente exemplo.

Contagem dos Pontos:
Vitória = 3 pontos
Empate = 1 ponto
Derrota = 0 pontos
Vitória por W.O = 3 pontos
Derrota por W.O = - 1 ponto (perda de um ponto)

Critérios de desempate
Caso ocorra empate na pontuação no término do campeonato, será obedecida a seguinte ordem.
Menor número de W.Os
Maior número de vitórias
Saldo de gols
Confronto Direto
Mantendo o empate, será realizada uma única partida entre os dois times para o desempate final.

Parabéns aos organizadores e competidores afetados pela decisão. Agiram com lisura, honradez e muito fair play.

Fico feliz por podemos demonstrar que o futuro do esporte está acima de qualquer vaidade pessoal.

Parabéns amigos e valeu mais uma vez por este bom exemplo.

Postar um comentário

Cene Círculo Militar de Campo Grande Comercial Sport Gym Operário Sobotoms