Regulamento da Liga Pantaneira 2024

 FEDERAÇÃO DE FUTEBOL DE MESA DE MATO GROSSO DO SUL - FEFUMEMS

LIGA PANTANEIRA - MODALIDADE DADINHO

REGULAMENTO EDIÇÃO 2024


1. DA COMPETIÇÃO

1.1 A Liga Pantaneira de Futebol de Mesa – modalidade dadinho (edição 2024), organizada pela FEFUMEMS, é composta de 09 (nove) etapas.

1.2 A participação na Liga Pantaneira é aberta a botonistas filiados e não-filiados à FEFUMEMS, entretanto, apenas filiados terão direito a pontuar no Ranking.

1.2.1 Para fins de pontuação no ranking, botonistas filiados herdarão os pontos conquistados pelo botonista não-filiado imediatamente acima na classificação. 

1.3 O quórum mínimo para a realização da etapa é de cinco inscritos. Eventos com número inferior ao quórum serão adiados para uma data futura.

1.4 A Liga Pantaneira será dividida em Série Ouro e Série Prata, sendo que as oito primeiras etapas serão classificatórias para a nona e decisiva etapa, que irá proclamar o campeão da Liga Pantaneira em ambas as séries.

1.4.1 O campeão da Série Ouro da Liga Pantaneira será o Campeão Estadual da Temporada 2024 da regra Dadinho.

1.5 Só será conhecido o campeão da Liga Pantaneira caso tenham sido realizadas no mínimo 50% (cinquenta por cento) das etapas. Caso a temporada seja encerrada por força maior com quatro etapas ou menos realizadas, a FEFUMEMS irá apenas ratificar o líder do ranking, sem proclamar o campeão estadual da temporada.


2. DA PARTICIPAÇÃO

2.1 As datas e locais de realização das etapas, assim como os valores de inscrição, serão amplamente divulgados por meio do WhatsApp oficial, página oficial (http://www.fefumems.org.br), redes sociais e imprensa.

2.2 A inscrição só será validada mediante pagamento da taxa de inscrição. Os valores devem ser consultados na tabela de taxas do ano vigente.

2.3 Caso o atleta se inscreva ao torneio e não compareça, não haverá qualquer punição de ordem técnica. Caso o botonista pague a inscrição antecipadamente e não compareça, a importância não será devolvida.

2.4 O tempo máximo de tolerância para atrasos é de duas partidas, contadas a partir do horário de início da competição informado no ato da inscrição. Neste caso, o botonista perde o direito de disputar as partidas em atraso no decorrer do evento e estes resultados serão considerados como derrota por 1x0. Botonistas que chegarem ao local com o prazo de tolerância esgotado estarão automaticamente excluídos do torneio.

2.5 O botonista que apresentar pendências administrativas e/ou financeiras junto à FEFUMEMS deverá saná-las para ter condições de participar dos torneios desta Federação.


3. DO MATERIAL

Os atletas devem manter seus times em conformidade com a regra Dadinho, no que se refere às dimensões e à numeração. Súmulas e canetas para anotação de gols e artilharia serão fornecidas pela FEFUMEMS.


4. DA FÓRMULA DE DISPUTA

4.1 ETAPAS 1 A 8 - CLASSIFICATÓRIAS

4.1.1 DE 5 (CINCO) A 9 (NOVE) JOGADORES INSCRITOS

4.1.1.1 A fórmula de disputa será "todos contra todos". Haverá turno e returno quando houver cinco ou seis jogadores inscritos. Com sete até nove jogadores, haverá turno único. O campeão será aquele que somar mais pontos ao término das disputas.

4.1.1.2 Caso dois ou mais jogadores terminem o campeonato empatados em número de pontos, os critérios de desempate devem ser aplicados na ordem que se segue: i) maior número de vitórias; ii) maior saldo de gols; iii) maior número de gols pró; iv) confronto direto; v) partida extra, disputa de pênaltis em caso de empate no tempo regulamentar.


4.1.2 A PARTIR DE 10 (DEZ) JOGADORES INSCRITOS

4.1.2.1 Os botonistas serão divididos em grupos, com jogos em turno único nesta fase, conforme diagrama a seguir, e de onde classificam-se os quatro melhores para a semifinal:

10 a 14 jogadores: 2 grupos, avançam os quatro melhores de cada grupo

15 a 18 jogadores: 3 grupos, avançam os dois melhores de cada grupo e os dois melhores 3º colocados por índice técnico de aproveitamento

19 a 20 jogadores e acima: 4 grupos, avançam os dois melhores de cada grupo

4.1.2.2 A formação de grupos respeitará o princípio do cabeça-de-chave, que serão os líderes do ranking até a data da presente etapa. No caso da 1ª etapa da temporada, leva-se em conta o ranking da temporada 2023.

4.1.2.3 Em caso de grupos com número desigual de participantes, o cabeça-de-chave mais bem ranqueado será colocado no grupo com menor quantidade de jogadores.

4.1.2.4 Na fase eliminatória, o cruzamento será realizado da seguinte forma: 

Quartas de final

Em caso de 2 grupos: A1 x B4 (jogo 1), A2 x B3 (jogo 2), A3 x B2 (jogo 3), A4 x B1 (jogo 4)

Em caso de 3 grupos: A1, B1 ou C1 x X3 ou Y3 (jogo 1), A1, B1 ou C1 x X3 ou Y3 (jogo 2), A1, B1 ou C1 x A2, B2 ou C2 (jogo 3), A2, B2 ou C2 x A2, B2 ou C2 (jogo 4)

Em caso de 4 grupos: A1 x D2 (jogo 1), A2 x D1 (jogo 2), B1 x C2 (jogo 3), B2 x C1 (jogo 4)

Semifinal

Em todos os casos: Vencedor jogo 1 x vencedor jogo 3, vencedor jogo 2 x vencedor jogo 4

4.1.2.5 A fase semifinal terá caráter eliminatório e será disputada em jogo único. Não há prevalência de melhor campanha. Em caso de empate no tempo normal, a vaga será decidida nos pênaltis. 

4.1.2.6 Eliminados nas semifinais vão disputar a 3ª posição em jogo único. Em caso de empate no tempo normal, a decisão será nos pênaltis.

4.1.2.7 A fase final terá caráter eliminatório e será disputada em jogo único. Em caso de empate no tempo normal, a decisão será nos pênaltis.

4.1.2.8 Na disputa de pênaltis, haverá sorteio prévio para definir quem começa chutando na série de 5 cobranças. Persistindo o empate após as 5 cobranças, serão feitas cobranças alternadas para definir o vencedor do confronto.

4.2 ETAPA 9 - SÉRIES OURO E PRATA

4.2.1 SÉRIE OURO

4.2.1.1 A Série Ouro contará com oito vagas, que serão preenchidas com base nos seguintes critérios: i) campeões das etapas 1 a 8; ii) melhores do ranking após a conclusão da 8ª etapa, para preencher vagas remanescentes em caso de repetição de campeões de etapa.

4.2.1.2 Não será admitida inscrição de botonistas não-federados ou que não tenham participado de qualquer uma das etapas 1 a 8 ao longo da temporada.

4.2.1.3 A fórmula de disputa será “mata-mata” com jogos de ida e volta. Em caso de igualdade de pontos no confronto, avança à próxima fase o botonista com melhor classificação na temporada. 

4.2.1.3.1 A classificação na temporada, com vistas ao preenchimento de vagas na Série Ouro, será definida da seguinte forma: i) botonistas com mais títulos de etapa; ii) em caso de empate, botonistas com mais vice-campeonatos de etapa; iii) persistindo o empate, melhor posição no ranking após o término da 8ª etapa; iv) para as vagas remanescentes, quando houver, a classificação será definida pela melhor posição no ranking após o término da 8ª etapa.

4.2.2 SÉRIE PRATA

4.2.2.1 A Série Prata contará com oito vagas, que serão preenchidas com base nos seguintes critérios: i) demais botonistas que não atenderam aos requisitos para ingressar na Série Ouro.

4.2.2.2 Não será admitida inscrição de botonistas não-federados ou que não tenham participado de qualquer uma das etapas 1 a 8 ao longo da temporada.

4.2.2.3 O quórum mínimo para abertura da Série Prata é de quatro botonistas.

4.2.2.4 A fórmula de disputa será “mata-mata” com jogos de ida e volta. Em caso de igualdade de pontos no confronto, avança à próxima fase o botonista com melhor classificação na temporada. 

4.2.2.4.1 A classificação na temporada, com vistas ao preenchimento de vagas na Série Prata, será definida da seguinte forma: i) melhor posição no ranking após a 8ª etapa.


5. DA PONTUAÇÃO PARA A CLASSIFICAÇÃO

1º lugar - 30 pontos

2º lugar - 24 pontos

3º lugar - 20 pontos

4º lugar - 16 pontos

5º lugar - 15 pontos

6º lugar - 14 pontos

7º lugar - 13 pontos

8º lugar - 12 pontos

9º lugar - 11 pontos

10º lugar - 10 pontos

11º ao 18º lugar - dedução de 1 ponto a cada posição

19º lugar em diante - 1 ponto


6. DA ARBITRAGEM

6.1 Sempre que algum atleta julgar necessário, e havendo a disponibilidade, poderá solicitar aos organizadores do evento a presença de um árbitro durante a partida. O pedido deverá, obrigatoriamente, ser feito antes do início da partida. A decisão do árbitro é soberana e deve ser acatada pelos atletas.

6.2 Todo atleta que estiver apto e disponível para arbitrar uma partida, mas se negar a fazê-lo, estará sujeito à advertência e às demais sanções previstas em regulamentos disciplinares.


7. DAS OCORRÊNCIAS

Caso haja alguma ocorrência de natureza grave durante a realização de uma partida, o árbitro designado para a partida deverá fazer um relato por escrito, após o término do jogo, e encaminhar o documento à FEFUMEMS, que irá apurar os fatos e tomar as devidas providências, convocando, se preciso for, as partes.


8. DO ABANDONO

Caracteriza abandono o fato de o botonista ter disputado ao menos uma partida do torneio e desistido dos demais confrontos, não importando o número de jogos restantes. Se o jogador abandonar o torneio, será automaticamente eliminado da competição, e seus resultados serão excluídos.


9. DA PREMIAÇÃO

9.1 Em cada etapa serão premiados, com troféu, o primeiro colocado, e, com medalhas, até o quarto colocado.

9.2 Ao término da Liga Pantaneira, terá direito a troféu o primeiro colocado nas Séries Ouro e Prata. Segundo e terceiro colocados em ambas as séries ganharão medalhas.


10. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Os casos omissos ou duvidosos deverão ser encaminhados à diretoria técnica da modalidade Dadinho, que irá analisar a situação e emitir uma resolução.


Campo Grande, MS, 12 de janeiro de 2024.

Marcus Ohya

Diretor técnico da modalidade Dadinho

Ricardo Teles

Presidente da Federação de Futebol de Mesa de Mato Grosso do Sul (FEFUMEMS)

0 comentários:

Postar um comentário

Cene Círculo Militar de Campo Grande Comercial Sport Gym Operário Sobotoms