domingo, 1 de julho de 2012

(REGULAMENTO) Copa MS de Futebol de Mesa - modalidade dadinho


FEDERAÇÃO DE FUTEBOL DE MESA DE MATO GROSSO DO SUL - FEFUMEMS

COPA MS - MODALIDADE DADINHO

REGULAMENTO

1) DA REALIZAÇÃO DO EVENTO

A Copa MS de Futebol de Mesa – modalidade dadinho, organizada pela FEFUMEMS, é um torneio aberto, regido pelo presente regulamento, cuja fórmula de disputa é o sistema eliminatório (mata-mata).

O campeão e o vice-campeão da Copa MS 2012 terão vaga assegurada no II Campeonato Sul-Mato-Grossense, a ser realizado em dezembro de 2012.

2) DA PARTICIPAÇÃO

a) As datas, locais e horários de realização da Copa MS, assim como os valores de inscrição, serão amplamente comunicados por meio de e-mails, blog oficial (http://futeboldemesams.blogspot.com) e imprensa.

b) As inscrições encerram-se no dia do evento, devendo os jogadores efetuarem o pagamento de taxa para estarem aptos a participar da Copa MS.

c) O tempo máximo de tolerância para atrasos é de 30 (trinta) minutos a partir do início da primeira rodada. Jogadores que chegarem ao local com o prazo de tolerância esgotado não poderão disputar o torneio.

3) DO MATERIAL

Os atletas devem manter seus times em conformidade com a regra dadinho (consultar aqui), no que se refere às dimensões e à numeração. Súmulas e caneta para anotação de gols e artilharia serão fornecidas pela FEFUMEMS.

4) DA FÓRMULA DE DISPUTA

A Copa MS será disputada em cinco fases, de acordo com o disposto neste capítulo, no sistema de eliminatórias simples (mata-mata), em cada fase, observada a seguinte sequência:

a) Primeira Fase (playoff): varia conforme o número de jogadores inscritos. Não participam desta fase os cabeças de chave.

b) Segunda Fase (oitavas de final): 16 jogadores distribuídos em oito grupos de dois jogadores cada;

c) Terceira Fase (quartas de final): oito jogadores distribuídos em quatro grupos de dois jogadores cada;

d) Quarta Fase (semifinal): quatro jogadores distribuídos em dois grupos de dois jogadores cada;

e) Quinta Fase (final): dois jogadores, em um grupo.

Parágrafo único - Em todas as fases, os jogadores iniciarão com zero ponto.

O jogador que somar o maior número de pontos ganhos ao final das duas partidas em disputa dentro do seu grupo estará classificado para a fase seguinte.

Em caso de empate em número de pontos ganhos, haverá prorrogação de dois tempos de 4 (quatro) minutos, com vigência do gol de ouro (isto é, quem fizer o gol primeiro, vence a disputa). Persistindo a igualdade, a decisão será por pênaltis, em cinco cobranças alternadas. Permanecendo a igualdade nos pênaltis, prossegue-se a cobrança alternada de penalidades até que haja um vencedor.

4.1) DA CABEÇA DE CHAVE

a) Os quatro melhores colocados no Ranking MS 2012 no dia do evento (disponível aqui) e que estiverem presentes na competição serão os cabeças de chave das oitavas de final.

b) Os cabeças de chave assumirão as posições de 1 a 4 no diagrama das oitavas de final, conforme a posição relativa no ranking.

c) Para a composição dos grupos das oitavas de final, um sorteio será realizado entre os jogadores que não são cabeças de chave, bem como os oriundos do playoff.

4.2) DA PRIMEIRA FASE (PLAYOFF)

Sempre que houver entre 17 e 31 jogadores inscritos, um playoff será disputado para apontar quais jogadores terão direito a prosseguir na competição. O playoff é disputado em jogo único, e em caso de igualdade no resultado, prevalecem os critérios explicitados no item 4.

O critério que define se o jogador deverá ou não disputar o playoff é a posição relativa no Ranking MS 2012, com base no número consolidado de inscritos para o torneio. 

4.3) DA SEGUNDA FASE (OITAVAS DE FINAL)

Jogadores que forem eliminados nas oitavas de final terão direito a disputar da 9ª à 16ª posição, em sistema eliminatório simples (mata-mata) e jogo único. Em caso de igualdade no resultado, prevalecem os critérios explicitados no item 4.

4.4) DA TERCEIRA FASE (QUARTAS DE FINAL)

Jogadores que forem eliminados nas quartas de final terão direito a disputar da 5ª à 8ª posição, em sistema eliminatório simples (mata-mata) e jogo único. Em caso de igualdade no resultado, prevalecem os critérios explicitados no item 4.

4.5) DA QUARTA FASE (SEMIFINAL)

Jogadores que forem eliminados na semifinal terão direito a disputar 3ª e ª4 posições, em sistema eliminatório simples (mata-mata) e jogo único. Em caso de igualdade no resultado, prevalecem os critérios explicitados no item 4.

5) DA PONTUAÇÃO PARA O RANKING

O primeiro colocado da Copa MS ganhará 40 pontos. O segundo colocado, 36 pontos. O terceiro, 33 pontos. O quarto, 31. O quinto, 28. O sexto, 27. O sétimo, 26. O oitavo, 25. O nono, 20. O décimo, 16. O décimo-primeiro, 13. O décimo-segundo, 11. O décimo-terceiro, 9. O décimo-quarto, 8. O décimo-quinto, 7. O décimo-sexto, 6. Do décimo-sétimo em diante, todos receberão três pontos cada. A tabela de distribuição de pontos está disponível para consulta no blog oficial (http://futeboldemesams.blogspot.com).

6) DA ARBITRAGEM

a) Sempre que algum atleta julgar necessário, e havendo a disponibilidade, poderá solicitar aos organizadores do evento a presença de um árbitro durante a partida. O pedido deverá, obrigatoriamente, ser feito antes do início da partida. A decisão do árbitro é soberana e deve ser acatada pelos atletas.

b) Todo atleta que estiver apto e disponível para arbitrar uma partida, mas se negar a fazê-lo, estará sujeito à advertência verbal. Em caso de reincidência, o atleta poderá perder 1 (um) ponto no ranking.

7) DAS OCORRÊNCIAS

Caso haja alguma ocorrência de natureza grave durante a realização de uma partida, as partes envolvidas deverão fazer um relato por escrito, após o término do jogo, e encaminhar o documento à FEFUMEMS, que irá apurar os fatos e tomar as devidas providências, convocando, se preciso for, as partes.

8) DO W.O. E DO ABANDONO

a) Para todos os efeitos, o W.O. constitui-se de derrota por 1 a 0 para o atleta ausente na data do jogo.

a) Caso o jogador tenha jogos pendentes e não esteja presente no local e horário da partida, a organização concederá 15 minutos de tolerância a partir do início do jogo. Se o prazo se esgotar e o atleta continuar ausente, terá W.O. declarado em seu desfavor.

b) Se o jogador faltar ao segundo jogo na mesma competição, o fato caracteriza abandono. O atleta ausente será automaticamente eliminado do torneio. 

c) O jogador que, em uma mesma temporada, abandonar duas competições promovidas pela FEFUMEMS, será punido com suspensão automática. A pena terá vigência de um torneio, independentemente da característica da competição (copa, etapa, campeonato etc.) e do ano em que for realizado. Em caso de reincidência (isto é, dois novos abandonos), a pena será acrescida de um torneio, e assim sucessivamente.

9) DA PREMIAÇÃO

Será premiado com troféu e medalha o primeiro colocado da Copa MS. O segundo e o terceiro lugar receberão medalhas. 

10) DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Os casos omissos ou duvidosos deverão ser resolvidos, nos termos estatutários, pela diretoria da FEFUMEMS, entidade organizadora da Copa MS de Futebol de Mesa – modalidade dadinho.

Campo Grande, MS, 1º de julho de 2012.

Hélder Rafael - Presidente
Federação de Futebol de Mesa de Mato Grosso do Sul (FEFUMEMS)

0 comentários:

Postar um comentário

Cene Círculo Militar de Campo Grande Comercial Sport Gym Operário Sobotoms