Regulamento da Liga Pantaneira 2019

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL DE MESA DE MATO GROSSO DO SUL - FEFUMEMS

LIGA PANTANEIRA - MODALIDADE DADINHO

REGULAMENTO EDIÇÃO 2019

1) DA COMPETIÇÃO

a) A Liga Pantaneira de Futebol de Mesa – modalidade dadinho, organizada pela FEFUMEMS, é composta de 10 (dez) etapas;

b) A participação na Liga Pantaneira é aberta a botonistas filiados e não-filiados à FEFUMEMS, entretanto, apenas filiados terão direito a pontuar no Ranking;

c) O quórum mínimo para a realização da etapa é de cinco inscritos. Eventos com número inferior ao quórum serão adiados para uma data futura.

d) Será proclamado campeão da Liga Pantaneira o botonista que somar mais pontos ao término das 10 (dez) etapas. Em caso de igualdade de pontos entre dois ou mais botonistas, o critério de desempate será: i) maior número de etapas conquistadas; ii) maior número de segundos lugares nas etapas; iii) maior número de terceiros lugares nas etapas; iv) maior número de jogos vencidos no somatório das etapas válidas.

e) O campeão da Liga Pantaneira será o Campeão Estadual da Temporada 2019 Dadinho.

2) DA PARTICIPAÇÃO

a) As datas e locais de realização das etapas, assim como os valores de inscrição, serão amplamente divulgados por meio de e-mails, página oficial (http://www.fefumems.org.br) e imprensa.

b) A inscrição só será validada mediante pagamento da taxa de inscrição. Os valores devem ser consultados na tabela de taxas do ano vigente;

c) Caso o atleta se inscreva ao torneio e não compareça, não haverá qualquer punição de ordem técnica. Caso o botonista pague a inscrição antecipadamente e não compareça, a importância não será devolvida.

d) O tempo máximo de tolerância para atrasos é de uma partida, contada a partir do horário de início da competição informado no ato da inscrição. Neste caso, fica garantido ao botonista o direito de disputar a partida em atraso, no decorrer do evento. Botonistas que chegarem ao local com o prazo de tolerância esgotado estarão automaticamente excluídos do torneio.

e) O botonista que apresentar pendências administrativas e/ou financeiras junto à FEFUMEMS deverá saná-las para ter condições de participar dos torneios desta Federação.

3) DO MATERIAL

Os atletas devem manter seus times em conformidade com a regra Dadinho, no que se refere às dimensões e à numeração. Súmulas e caneta para anotação de gols e artilharia serão fornecidas pela FEFUMEMS.

4) DA FÓRMULA DE DISPUTA

4.1) DE 5 (CINCO) A 10 (DEZ) JOGADORES INSCRITOS

a) A fórmula de disputa será "todos contra todos". Haverá turno e returno quando houver cinco jogadores inscritos. Com seis até dez jogadores, haverá turno único. O campeão será aquele que somar mais pontos ao término das disputas.

b) Caso dois ou mais jogadores terminem o campeonato empatados em número de pontos, os critérios de desempate devem ser aplicados na ordem que se segue: i) maior número de vitórias; ii) maior saldo de gols; iii) confronto direto; iv) maior número de gols pró; v) partida extra, com prorrogação e gol de ouro.

4.2) A PARTIR DE 11 (ONZE) JOGADORES INSCRITOS

a) os botonistas serão divididos em grupos, com jogos em turno único, conforme diagrama a seguir, e de onde classificam-se os oito melhores para as quartas de final:

11 a 16 jogadores - 2 grupos
17 ou 18 jogadores - 3 grupos
acima de 19 jogadores – 4 grupos

b) As quartas de final terão caráter eliminatório e serão disputada em jogo único. Em caso de empate no tempo normal, avança à semifinal o botonista com melhor campanha na primeira fase;

c) Eliminados nas quartas de final vão disputar da 5ª à 8ª posição em sistema eliminatório. Em caso de empate no tempo normal, avança o botonista com melhor colocação obtida na primeira fase;

d) As semifinais terão caráter eliminatório e serão disputada em jogo único. Em caso de empate no tempo normal, avança à final o botonista com melhor campanha somando-se todos os resultados das fases anteriores;

e) Eliminados nas semifinais vão disputar a 3ª posição em jogo único. Em caso de empate no tempo normal, será considerado terceiro colocado o botonista com melhor campanha somando-se todos os resultados das fases anteriores;

f) A fase final terá caráter eliminatório e será disputada em jogo único. Em caso de empate no tempo normal, será declarado campeão o botonista com melhor campanha somando-se todos os resultados das fases anteriores;

g) Eliminados na primeira fase vão disputar da 9ª à 16ª posição em sistema eliminatório. Em caso de empate no tempo normal, avança o botonista com melhor colocação obtida na primeira fase.

5) DA PONTUAÇÃO PARA A CLASSIFICAÇÃO

1º - 30 pontos
2º - 24 pontos
3º - 20 pontos
4º - 16 pontos
5º - 15 pontos
6º - 14 pontos
7º - 13 pontos
8º - 12 pontos
9º - 11 pontos
10º - 10 pontos
11º a 18º - dedução de 1 ponto a cada posição
19º em diante – 1 ponto

a) Ao final das dez etapas, o pior resultado (menor pontuação ou ausência) será descartado, para fins de cômputo da classificação final

6) DA ARBITRAGEM

a) Sempre que algum atleta julgar necessário, e havendo a disponibilidade, poderá solicitar aos organizadores do evento a presença de um árbitro durante a partida. O pedido deverá, obrigatoriamente, ser feito antes do início da partida. A decisão do árbitro é soberana e deve ser acatada pelos atletas.

b) Todo atleta que estiver apto e disponível para arbitrar uma partida, mas se negar a fazê-lo, estará sujeito à advertência e às demais sanções previstas em regulamentos disciplinares.

7) DAS OCORRÊNCIAS

Caso haja alguma ocorrência de natureza grave durante a realização de uma partida, o árbitro designado para a partida deverá fazer um relato por escrito, após o término do jogo, e encaminhar o documento à FEFUMEMS, que irá apurar os fatos e tomar as devidas providências, convocando, se preciso for, as partes.

8) DO ABANDONO

Caracteriza abandono o fato de o botonista ter disputado ao menos uma partida do torneio e desistido dos demais confrontos, não importando o número de jogos restantes. Se o jogador abandonar o torneio, será automaticamente eliminado da competição, e seus resultados serão excluídos.

9) DA PREMIAÇÃO

a) Serão premiados com medalhas o primeiro, segundo, terceiro e quarto colocados da etapa.
b) Ao término das dez etapas da Liga Pantaneira, terá direito a troféu o primeiro colocado na classificação geral. Segundo e terceiro colocados ganharão medalhas.

10) DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Os casos omissos ou duvidosos deverão ser encaminhados à diretoria técnica da modalidade Dadinho, que irá analisar a situação e emitir uma resolução.

Campo Grande, MS, 02 de fevereiro de 2019.

Atualizado em 15 de abril de 2019 (ver atualização aqui)

Hélder Rafael
Diretor técnico da modalidade Dadinho

Luigi Mollerke
Presidente da Federação de Futebol de Mesa de Mato Grosso do Sul (FEFUMEMS)

0 comentários:

Postar um comentário

Cene Círculo Militar de Campo Grande Comercial Sport Gym Operário Sobotoms