domingo, 4 de dezembro de 2011

A crônica do jogo: 1º campeonato sul-mato-grossense de dadinho


Astra, campeão sul-mato-grossense de futebol de mesa, modalidade dadinho

O segredo de toda história bem-sucedida está nos pequenos detalhes, surgidos a partir das experiências vividas por seus protagonistas. E essa riqueza de nuances, gerada pelos participantes do nosso primeiro campeonato de futebol de mesa, é digna de ser contada e recontada.

Tem coisas que as câmeras e os repórteres não captam. Estavam nas entrelinhas, entre as quatro linhas e também fora delas. Como a união familiar de Marlene e Marcello com os filhos, em prol do esporte. E o Newton, que não se cabia de contentamento com o próprio desempenho no torneio.

O que dizer, então, da faceirice do Bira a cada gol marcado por Serginho Chulapa, Murici e companhia? Ah, e tem o Davi, que primeiramente [salva de palmas]... o Davi, que [salva de palmas]... o Davi, que matou a pau com a logística do campeonato.

No sorriso escancarado do pai, Gil, a alegria de ver o feito alcançado pelo filho, Victor: a primeira medalha como jogador. E quando o pequeno Joaquim disse "é, pai, não tem mais jeito", Guga sabia ser impossível reverter a vantagem de cinco gols do adversário nas quartas de final.

Falando em pais e filhos, o discípulo Lucas superou o mestre Bira ao avançar de fase. Caiu nas quartas, mas por pouco não foi à frente.

Paulo Cançado bem que vasculhou a mesa em busca de um espaço para armar jogadas ofensivas, mas ficou enredado na marcação de Hélder no meio-campo e perdeu nas semifinais. Rodrigo Alva, o pai fresco da rodada, manteve a tradição fluminense de nadar e morrer na praia. (N.A.: o time em questão é o TFC!)

E o Rafael, hein? Até então conhecido como "rei do empate e da derrota", finalmente ganhou uma! E parou por aí.

Ademar não perdeu nenhuma partida, mas não foi além. A vaga escapou por um pontinho. Fernando foi outro que não se saiu mal, faltou estufar mais as redes: em seis jogos, apenas um golzinho marcado. Marcello, que ficou com a última vaga da primeira fase, fez bonito nas quartas e só foi eliminado por causa do retrospecto inferior. Gilberto chegou manso e até ganhou na estreia, mas também não conseguiu a classificação.

Final em pé de igualdade
E a final... que bela final! Roberto, conhecido pela frieza e constância de jogo, tremeu a paleta na primeira partida. Levou um 2-0 inapelável e seus tiros não tinham eficácia. No jogo de volta, a conversa foi bem diferente. Recalibrou a pontaria e abriu 2-0 logo no primeiro tempo.

Na segunda etapa, o terceiro gol foi uma pintura, no ângulo, sem chances para o arqueiro. Hélder reequilibrou as forças com o adversário ao dividir uma bola com o zagueiro e descontar.

Aí apareceu o atacante Edu, da Almeidense, dono de mais de 1600 tentos na longeva carreira, para marcar 4-1. Mas, se Edu tinha estrela, o Astra tinha onze. E no último minuto, o camisa 4 guindou a bola por sobre o goleiro Pernil, tilintando a trave antes de estufar o filó.

Todos saem vitoriosos
Ao fim e ao cabo, pouco importa saber quem leva a taça para casa. O sorriso no rosto de cada um é a recompensa do esforço conjunto para a organização do torneio. E quem ganha sempre é o futebol de mesa.

Há décadas o esporte é praticado pelo país afora, e Mato Grosso do Sul terá em breve um bom número de jogadores ativos. No dia da inscrição, apareceram três novos adeptos ao grupo: Dirceu, Cláudio e Cristian. É assim que deve ser. Que venham mais e mais pessoas apaixonadas pelo botão.

4 comentários:

Realmente, não podemos deixar de exaltar a eficiência e a disposição do Presidente da Sobotoms, nosso amigo Davi. Se não fosse pela conhecida inquietação e "ligeireza", talvez não tivéssemos conseguido um resultado tão positivo e gratificante no evento. Em nome de todos os participantes gostaria de dizer muito obrigado Davi!

Outra coisa, não entendi o comentário sobre o Fluminense (isso, com F maiúsculo). Nadar e morrer na praia? Você está falando do time que nos últimos cinco anos ganhou uma Copa do Brasil, foi vice em uma Libertadores e uma Sulamericana, ganhou um Campeonato brasileiro, entre outros feitos. Um time que mesmo quando não ganha é destaque. Vide campanhas de 2009, 2010 e 2011.
Saudações Tricolores

Rodrigo, é uma provocaçãozinha de leve ao TFC!

Olá Hélder e amantes do futebol de mesa. Parabéns pela crônica, muito bacana mesmo. Todos os participantes estão de parabéns também, pelo espírito esportivo, pela diversão e pela integração dos filhos e assim continuar perpetuando um esporte tão divertido! Espero ver mais mulheres participando no próximo campeonato. E, por fim, parabéns pelo título!

Marlene

Postar um comentário

Cene Círculo Militar de Campo Grande Comercial Sport Gym Operário Sobotoms