Regulamento do Estadual de Equipes 2018

 FEDERAÇÃO DE FUTEBOL DE MESA DE MATO GROSSO DO SUL - FEFUMEMS

CAMPEONATO ESTADUAL DE EQUIPES - MODALIDADE DADINHO

REGULAMENTO

1. DISPOSIÇÕES GERAIS

a) O CAMPEONATO ESTADUAL DE EQUIPES - MODALIDADE DADINHO será organizado e dirigido pela FEFUMEMS, a qual terá a responsabilidade de elaborar a respectiva tabela de jogos, bem como adotar todas as providências de ordem técnica necessária à sua realização.

b) Para fins de melhor compreensão deste regulamento, seguem algumas definições:

CLUBE – associação filiada à Fefumems

BOTONISTA – atleta vinculado ou não a clube

EQUIPE – grupo constituído de três botonistas, sem vinculação obrigatória a um clube

PARTIDA – confronto entre duas equipes (ex.: Operário x Comercial)

JOGO – confronto entre dois botonistas (ex.: José x Paulo)

2. DO PERÍODO DE REALIZAÇÃO

a) tendo em vista a dificuldade das equipes em marcarem seus confrontos, este campeonato teve o período de realização prorrogado, sem data para término.

b) a realização da edição 2019 do Campeonato Estadual de Equipes estará condicionada ao encerramento da presente edição.

3. DAS INSTALAÇÕES E MATERIAIS

a) A Loja Fefumems será a sede preferencial para todas as partidas. Caso não seja possível mandar partidas na Loja Fefumems, deve ser escolhido um local bem ventilado, bem iluminado e em perfeitas condições de higiene. O material básico (mesas, cavaletes, traves, dadinhos, súmulas e cronômetro) deve ser, preferencialmente, fornecido pelo clube mandante da partida.

4. DA CONSTITUIÇÃO DAS EQUIPES

a) Cada equipe deverá ser constituída por 3 (três) botonistas.

b) Cada equipe poderá, opcionalmente, inscrever 1 (um) botonista reserva.

c) Toda equipe deverá nomear um capitão, que será responsável pelo bom andamento da partida e pela comunicação com a equipe adversária.

d) Será permitido à equipe iniciar uma partida com apenas um ou dois botonistas presentes na data e local determinados. Os botonistas ausentes terão seus resultados declarados como WO na partida.

e) Ficam expressamente vedadas a transferência de jogadores entre equipes e a inclusão de jogadores ao longo da competição.

5. DO BOTONISTA

a) Todo botonista terá condições de jogo se:

- estiver com sua filiação junto ao clube em dia

- estiver com suas pendências financeiras e/ou administrativas regularizadas perante a FEFUMEMS

b) Será considerado irregular, sujeito a penalidade de WO em seu jogo, o botonista que utilizar relógio de pulso e/ou celular.

c) Se um botonista participar de ao menos um jogo defendendo alguma equipe clube filiado à FEFUMEMS em competições coletivas no ano de 2018, este não poderá defender equipe ou clube diferente no mesmo ano, em qualquer outra competição coletiva de nível estadual.

d) A equipe deverá trajar uniforme (camiseta) com coloração previamente informada à FEFUMEMS. Serão tolerados patrocinadores, nomes, números ou detalhes nos uniformes que não descaracterizem o conjunto.

e) Equipe que não estiver uniformizada na data da partida será punida com a perda de 1 (um) ponto na tabela a cada ocorrência.

6. DA FÓRMULA DE DISPUTA

a) O campeonato será disputado conforme segue e obedecerá ao disposto neste Regulamento, na tabela de jogos, na regra oficial Dadinho 9x3 e na legislação desportiva vigente.

b) Caso sejam até 6 (seis) equipes aptas e interessadas em participar, a fórmula de disputa será: grupo único, jogando todos contra todos, por pontos corridos em turno e returno.

c) Haverá sorteio para apontar mandantes e visitantes na tabela.

d) Será proclamada campeã estadual a equipe que somar mais pontos ao término das partidas.

e) Critérios de desempate, por ordem de importância:

1) maior número de vitórias em partidas;

2) maior saldo de vitórias em jogos;

3) maior número de vitórias em jogos;

4) saldo de gols;

5) confronto direto;

6) sorteio.

7. DA CONTAGEM DE PONTOS

a) Admitindo-se que cada equipe seja composta por 3 (três) botonistas, uma partida entre duas equipes compreenderá a realização de 9 (nove) jogos. O botonista vencedor de um jogo contabiliza um ponto para sua equipe. Em caso de empate, as equipes não somam pontos.

b) Será declarada vencedora da partida a equipe cujos botonistas somarem mais pontos ao término de todos os 9 (nove) jogos do confronto. A equipe vencedora da partida somará 3 (três) pontos na tabela.

c) Caso haja empate no número de pontos somados pelos botonistas na partida, será declarado empate, e cada equipe somará 1 (um) ponto na tabela.

8. DO ANDAMENTO DOS JOGOS

a) A equipe mandante tem direito de escolher as mesas para realizar a partida, e a equipe visitante tem direito de dar a saída de bola na primeira rodada de jogos, alternando-se a saída nas demais rodadas de jogos.

b) O capitão da equipe visitante listará primeiro, na súmula oficial, os 3 (três) botonistas que iniciarão a partida, assumindo posições fixas (V1, V2, V3), e em seguida mostrará ao capitão da equipe mandante, que completará a lista com seus botonistas nas suas posições fixas (M1, M2, M3).

c) A súmula oficial deverá ser assinada pelos dois capitães e encaminhada para o e-mail futeboldemesams@gmail.com, em até 48 (quarenta e oito) horas após o término da partida. Caberá à equipe mandante a guarda da documentação original, que não poderá ser descartada.

d) Apenas capitães podem registrar na súmula eventuais irregularidades durante a partida, o que serão analisadas em até 72 (setenta e duas) horas, a contar do recebimento da documentação, pela diretoria da FEFUMEMS.

d) Um botonista não pode enfrentar o mesmo adversário mais de uma vez na partida, exceto em casos de ausência previstos no item 4d deste Regulamento.

9. DA PREMIAÇÃO

As equipes que terminarem em primeiro, segundo, terceiro e quarto lugares terão direito a medalhas.

10. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

a) As equipes disputantes do presente campeonato se obrigam a respeitar o regulamento e se comprometem em permanecer no certame até o seu final, em conformidade com a tabela de jogos elaborada pela FEFUMEMS.

b) A equipe que abandonar o campeonato ficará automaticamente eliminada da competição e proibida de participar de qualquer outro torneio coletivo no ano de 2018 e 2019. Em caso de reincidência, a punição será aplicada em dobro.

c) Os casos omissos ou duvidosos deverão ser encaminhados à diretoria técnica da modalidade Dadinho, que irá analisar a situação e emitir uma resolução.

Campo Grande, MS, 14 de fevereiro de 2018.

Atualizado em 06 de novembro de 2018 (conforme Comunicado Oficial nº 05/2018)

Hélder Rafael
Diretor técnico da modalidade Dadinho

Luigi Mollerke
Presidente da Federação de Futebol de Mesa de Mato Grosso do Sul (FEFUMEMS)

0 comentários:

Postar um comentário

Cene Círculo Militar de Campo Grande Comercial Sport Gym Operário Sobotoms