domingo, 18 de setembro de 2011

Inédito: exibição pública do futebol de mesa no Shopping Norte-Sul


A galera do futebol de mesa realizou uma façanha inédita em Campo Grande neste sábado, 17 de setembro. Fizemos demonstrações públicas da modalidade na loja Centauro do Shopping Norte-Sul. Foram mais de seis horas de bola rolando em quadra e muita diversão para todos.

O espaço para a colocação de uma mesa oficial foi gentilmente cedido pela gerência da loja. Os botonistas que toparam o desafio de demonstrar o esporte foram: Bira, Lucas, Ricardo, Rafael e Hélder.

Nossos nobres leitores devem imaginar que um ambiente como shopping em dia de sábado não é o lugar mais propício para a prática do futebol de mesa. Com razão. O jogo demanda concentração dos botonistas, e a balbúrdia de um local público conspira contra o sucesso das partidas.

Entretanto, só por um dia deixamos de lado a seriedade imposta pelo regimento esportivo e abraçamos o lado lúdico do futebol de mesa. O resultado impressionou os participantes.

Botão para matar saudade
O grupo distribuiu centenas de panfletos de divulgação e permaneceu jogando campeonatos das 14h30 até as 20h30. Foram três mini-torneios de 4 ou 5 jogadores. E durante todo esse período, não teve um momento sequer que ficamos desacompanhados de pessoas atentas, curiosas e encantadas pelas partidas. A maioria era de adultos que resgatavam lembranças a cada reluzir do acrílico dos botões. "Ah, eu jogava muito isso quando era criança", diziam.

Havia também crianças, em bom número, interessadas nesse esporte genuinamente brasileiro. Aliás, dizem por aí que a atual geração infanto-juvenil perdeu o gosto pelas brincadeiras tradicionais e só quer saber de video-game e computador. E que, por essa ausência de praticantes, muitos dos divertimentos de outrora correm o risco de desaparecer - entre elas o botonismo.

Pessoalmente, não acredito nessa teoria. Os jogos eletrônicos estão ficando tão complexos e exigentes que será questão de tempo para os jovens abandoná-los. Ruas e praças, ainda que sujas e mal-vistas, logo voltarão a ser palco de peladas com pedras servindo como balizas; da bola de gude e do esconde-esconde; do jogo de taco e da bola indo parar embaixo da roda de algum ônibus coletivo...

Jogue futebol de mesa você também
Experimente a alegria que é defender as cores de um clube por meio dos times de botão. É só participar dos nossos campeonatos. Com isso você ajuda a difundir o esporte em Campo Grande e Mato Grosso do Sul. Não há limite de idade, apenas basta ter vontade. Escreva para helder.rafael16@gmail.com e venha com a gente.

0 comentários:

Postar um comentário

Cene Círculo Militar de Campo Grande Comercial Sport Gym Operário Sobotoms