sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Regulamento do Torneio Ary Novaes (Aryzão) - Bola 12 toques

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL DE MESA DE MATO GROSSO DO SUL

TORNEIO ARYZÃO - MODALIDADE BOLA 12 TOQUES

REGULAMENTO (atualizado em 08 de fevereiro de 2016)

1) DA REALIZAÇÃO DO EVENTO

a) O Torneio Aryzão - modalidade bola 12 toques será realizado em 5 (cinco) etapas, e será proclamado campeão estadual da temporada 2016 o botonista que, ao término das etapas, ficar em primeiro lugar na somatória de pontos do Ranking, considerando as 4 (quatro) etapas com maior pontuação, ou seja, com uma etapa de descarte.

b) Para realização de cada etapa, será necessário um número mínimo de 4 (quatro) botonistas. Caso este quórum não seja atingido, a etapa não será transferida para outra data. As datas das etapas estarão disponíveis na Agenda do site da FEFUMEMS.

c) Para cada etapa, haverá chamada para o evento no site e no facebook da FEFUMEMS, sendo que os interessados deverão se pronunciar até 30 min. antes do início do evento.

2) DA FÓRMULA DE DISPUTA

a) O torneio será disputado no formato de pontos corridos, jogando todos contra todos em turno único quando houver até 10 participantes. A partir de 11 inscritos, serão formados 2 grupos em que classificarão os 4 primeiros para as quartas de final. Somente no caso de haver apenas o número mínimo de participantes (quatro), o formato será em dois turnos com pontos corridos. 

b) Caso dois ou mais jogadores terminem o campeonato empatados em número de pontos, os critérios de desempate devem ser aplicados na ordem que se segue: maior número de vitórias; maior saldo de gols; maior número de gols pró; confronto direto; sorteio.

2.1) QUARTAS DE FINAL, SEMIFINAL E FINAL

a) Os jogos terão caráter eliminatório e serão disputados em jogo único, com vantagem de empate para o botonista que apresentar melhor classificação.

2.2) DECISÃO DE 5º A 8º LUGAR

a) Eliminados nas quartas de final vão compor duas chaves alternadas (A x C e B x D), para disputar vaga em jogo único. Quem vencer, decide o quinto lugar, também em jogo único. Os perdedores decidem o sétimo lugar, em jogo único.

2.3) DECISÃO DE 3º LUGAR

a) Eliminados nas semifinais vão disputar a 3ª posição em jogo único.

3) DA PONTUAÇÃO PARA O RANKING

a) O último colocado do torneio recebe 1 ponto, o penúltimo 2, até o primeiro, que recebe o número de competidores mais 2 pontos. Esses pontos serão acumulados no Ranking 2016;

b) Para classificação final do Ranking, para definição do campeão, serão consideradas as 4 etapas com melhor pontuação de cada botonista, com uma etapa de descarte (pior pontuação).

4) DA ARBITRAGEM

a) Sempre que algum atleta julgar necessário, e havendo a disponibilidade, poderá solicitar aos organizadores do evento a presença de um árbitro durante a partida. O pedido deverá, obrigatoriamente, ser feito antes do início da partida. A decisão do árbitro é soberana e deve ser acatada pelos atletas.

b) Todo atleta que estiver apto e disponível para arbitrar uma partida, mas se negar a fazê-lo, estará sujeito à advertência verbal. Em caso de reincidência, o atleta poderá perder 5 (cinco) pontos no ranking.

5) DAS OCORRÊNCIAS

Caso haja alguma ocorrência de natureza grave durante a realização de uma partida, as partes envolvidas deverão fazer um relato por escrito, após o término do jogo, e encaminhar o documento à diretoria da modalidade da FEFUMEMS, que irá apurar os fatos e tomar as devidas providências, convocando, se preciso for, as partes.

6) DO WO E DO ABANDONO
a) Caso o jogador tenha jogos pendentes e não esteja presente no local e horário da partida, a organização concederá 15 minutos de tolerância. Se o prazo se esgotar e o atleta continuar ausente, terá WO declarado em seu desfavor.

b) Se o jogador faltar ao segundo jogo na mesma competição, o fato caracteriza abandono. O atleta ausente será automaticamente eliminado do torneio. Além disso, o abandono dará direito de reversão do resultado para todos os botonistas que tiverem empatado ou perdido antes do fato consumado. O novo resultado será considerado como a vitória por 2 a 0.

c) O jogador que, em uma mesma temporada, abandonar duas competições promovidas pela FEFUMEMS, será punido com suspensão automática. A pena terá vigência de um torneio, independentemente da característica da competição (copa, etapa, campeonato etc.) e do ano em que for realizado. Em caso de reincidência (isto é, dois novos abandonos), a pena será acrescida de um torneio, e assim sucessivamente.

7) DA PREMIAÇÃO

a) Em cada etapa, serão premiados com medalhas os quatro primeiros colocados e, também, haverá distribuição de medalhas para o botonista com “Melhor ataque”, “Melhor defesa” e com “Botão artilheiro”.

b) ao término das 5 etapas, o primeiro colocado do ranking (desde que que tenha vencido ao menos uma etapa) receberá um troféu de campeão estadual da temporada.

8) DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Os casos omissos ou duvidosos deverão ser resolvidos, nos termos estatutários, pela diretoria da FEFUMEMS, entidade organizadora do Torneio Ary Novaes (Aryzão) de Futebol de Mesa – modalidade bola 12 toques.

Campo Grande, MS, 08 de fevereiro de 2016.

Roberto Giolo – Diretor da modalidade bola 12 toques
Federação de Futebol de Mesa de Mato Grosso do Sul (FEFUMEMS)

0 comentários:

Postar um comentário

Cene Círculo Militar de Campo Grande Comercial Sport Gym Operário Sobotoms