quarta-feira, 8 de abril de 2015

Renúncia do presidente da Fefumems

Caros amigos,

essas são minhas últimas palavras como presidente da federação. Renunciei ao cargo no dia 8 de abril de 2015, após dois anos e 10 meses conduzindo a entidade que ajudei a fundar, e da qual fui peça de uma eficiente engrenagem. Faltavam pouco mais de dois meses para o término do meu mandato, que iniciou-se em 15 de junho de 2012.

Quero esclarecer os motivos de minha decisão. Não foi algo intempestivo. Eu já havia meditado por diversas vezes sobre o tema, e estudei essa hipótese por longos períodos. As razões da renúncia têm a ver com o processo eleitoral instalado por mim em março último. Houve questionamentos quanto à lisura do pleito, e apesar de ter havido esforço para resolver o problema, não foi possível chegar a bom termo. Reconheço que a eleição não teve a rigorosa perfeição formal que de mim foi exigida, entretanto, tenho a plena convicção de que as pequenas falhas de ordem burocrática jamais seriam capazes de corromper o pleito. Refuto veementemente aqueles que lançaram dúvidas sobre meu caráter ou minhas intenções. Se a eleição não foi perfeita em sua forma, pelo menos não houve de minha parte qualquer favorecimento ou prejuízo a qualquer uma das chapas concorrentes. Neste aspecto, tenho a consciência tranquila.

Entretanto, prefiro encarar a renúncia como uma medida saneadora e necessária nesse momento tão delicado pelo qual atravessa nossa jovem e frágil entidade. Já faz algum tempo que o grupo de botonistas tem perdido membros devido a desavenças pessoais. Essa situação só se agravou durante o período eleitoral, a ponto de surgir uma forte polarização entre duas chapas concorrentes. Ora, não é e nunca foi o propósito da federação promover a cizânia, exaltar a discórdia. Pelo contrário: a entidade nasceu em 2012 com o desejo e a missão de aproximar os apaixonados pelo esporte em nosso estado. Só que a essa altura, o grupo não reagia mais aos estímulos de retomada do diálogo e da harmonia. Em razão disso tudo, julguei imprescindível aplicar um choque, causar uma ruptura no processo tal qual se apresentava. Mesmo que isso implicasse minha saída. Coloquei novamente meus interesses pessoais em segundo plano para privilegiar o futebol de mesa. Agora, de um modo derradeiro.

Mas gostaria de falar do legado que ajudei a construir nesses últimos anos. Perante a sociedade, somos hoje uma entidade séria e dotada de boa credibilidade, coisa que outras federações de esportes tradicionais nem de longe possuem. Em um curto espaço de tempo, organizamos dezenas de campeonatos em âmbito regional. Fomos às ruas e arregaçamos as mangas para apresentar o futebol de mesa: estivemos em parques, praças, clubes, colégios, shopping centers. Promovemos de forma inédita em Mato Grosso do Sul um campeonato brasileiro da modalidade dadinho, e trouxemos atletas de alto gabarito para competir aqui, lado a lado conosco. Na outra mão, nossos botonistas foram a três capitais diferentes para competir em nível nacional, onde conquistaram medalhas e troféus.

Nosso trabalho já foi reconhecido publicamente pela Câmara Municipal, por meio de moção de congratulações. As entidades públicas de fomento ao esporte reconhecem os esforços de nossos atletas e liberam verbas para que eles continuem a desenvolver suas técnicas e habilidades. Em resumo: o futebol de mesa em nosso estado deixou de ser brincadeira de criança para ser levado a sério, com organização e formalidade.

E pensar que em 2011, quando criei um blog pessoal apenas para encontrar outros botonistas como eu em Campo Grande, chegaríamos a tanto...

No momento em que me despeço, não quero fazer aqui agradecimentos pessoais, pois tenho a clareza de que todos, em maior ou menor medida, contribuíram para o sucesso dessa empreitada. E que sucesso! Não fosse a ajuda de todos, seja nos desafios mais severos que já tivemos, seja no trivial do monta-e-desmonta das mesas, jamais conseguiríamos. E eu, que estive à frente do processo, faria tudo de novo. Porque sempre fiz com amor e devoção ao esporte.

A partir de agora, quem conduzirá a entidade pelos próximos dois meses é o Rafael Domingos, que foi meu vice-presidente. A ele caberá encontrar o melhor caminho, e deposito nele minha confiança de que irá conseguir.

Gostaria de aproveitar a oportunidade para convidar os botonistas a fazer uma breve reflexão sobre o que tem acontecido em nossa entidade. Se tivermos mais amor no coração e menos ganância nas mentes, talvez o mundo se torne um lugar melhor para viver. Deixo a presidência mas não perco os incontáveis e valorosos amigos que cultivei nesses quase quatro anos ininterruptos de dedicação ao futebol de mesa.

Obrigado a todos que proporcionaram essa aventura, cuja experiência marcante levarei para o resto da minha vida.

Hélder Rafael Regina Nunes

1 comentários:

Obrigado Hélder pelo seu trabalho e dedicação à frente da FEFUMEMS. Espero sinceramente que a Federação e seus membros consigam superar todas as adversidades para que possamos ter um bom ambiente para a prática do futebol de mesa.

Beneides Júnior

Postar um comentário

Cene Círculo Militar de Campo Grande Comercial Sport Gym Operário Sobotoms