sábado, 29 de março de 2014

Comemorando gol no futebol de mesa: pode ou não?

Neymar fazendo a alegria do povo brasileiro
Comemorar um gol é extravasar a alegria por um feito merecido. Mas a comemoração no futebol de mesa suscita debates entre quem é favorável e quem é contrário a essas manifestações, especialmente quando ocorridas em torneios oficiais.

Há aqueles que não veem problema algum em vibrar com gestos ostensivos ou soltar a voz quando estufa as redes. Argumenta-se que as regras do jogo não proíbem a comemoração, e que esse é um gesto muito natural do esporte. E têm toda razão nisso.

Por outro lado, um grito dado repentinamente, quebrando o silêncio do ambiente da sala, pode atrapalhar a concentração de um ou mais botonistas da mesa ao lado. Pode inclusive prejudicar o arremate a gol do colega.

É verdade que uns se incomodam com a comemoração e outros não. Mas quem já jogou campeonatos pelo país afora sabe que os botonistas sempre pedem educadamente para evitar a comemoração. É algo fora da regra, mas que está além dela e visa o bem comum.

Além disso, todas as regras oficiais expressam que a cordialidade e o respeito para com o colega devem ser a forma de agir do botonista. Atitudes contrárias a isso são passíveis de falta técnica.

Espero ter contribuído para esclarecer essa questão, sempre pugnando pelo bom andamento e desenvolvimento das competições promovidas pela Fefumems.

Hélder Rafael
Presidente - Fefumems

0 comentários:

Postar um comentário

Cene Círculo Militar de Campo Grande Comercial Sport Gym Operário Sobotoms