Fefumems reinaugura loja no Shopping Bosque dos Ipês

Com parceria renovada, Fefumems oferece espaço gratuito para prática do futebol de mesa

Conheça o Museu Virtual do Futebol de Mesa

Veja fotos de conjuntos em ótimo estado de conservação fabricados entre as décadas de 1960 e 2000.

HALL DA FAMA: Todos os campeões do futebol de mesa

Veja galeria de troféus dos principais torneios oficiais promovidos pela Fefumems

QUEM SOMOS: Veja os botonistas cadastrados em Mato Grosso do Sul

Confira a ficha de cada atleta e o currículo nas principais competições

ESTATÍSTICAS: Todos os torneios oficiais e amistosos

Veja o desempenho de cada botonista em cada torneio da Fefumems

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

4º Campeonato Brasileiro Individual de Futebol de Mesa - Modalidade Dadinho


10 e 11 DE NOVEMBRO DE 2012 
GINÁSIO DE ESPORTES DO CLUBE CURITIBANO
Entrada pela Rua Petit Carneiro - Água Verde - Curitiba/PR - (41) 3014-1919 

A Federação Paranaense de Futebol de Mesa e o Clube Curitibano tem a honra e o prazer de convidar as diversas federações estaduais, representadas pelos seus dirigentes e botonistas a participar do 4º Campeonato Brasileiro de Futebol de Mesa da Modalidade Dadinho, que será realizado no Estado do Paraná.

O evento será realizado nas dependências do Clube Curitibano, tradicional associação da capital paranaense e reduto da principal equipe de competição da modalidade no Paraná. O evento terá a organização sob a responsabilidade do Departamento de Futebol de Mesa do Clube Curitibano, com apoio da Liga Metropolitana, representante da F.P.F.M. para a região sul do Estado.

Temos confirmadas as participações de jogadores de 5 Federações (DF/MG/PR/RJ/SC)

Abaixo estão listados alguns tópicos importantes:

LOCAL: Ginásio de Esportes do Clube Curitibano, na cidade de Curitiba, Estado do Paraná, situado à Avenida Pres. Getúlio Vargas, 2857 – Bairro Água Verde - Fone: (014)-3014-1919 entrada pela Rua Petit Carneiro.

DATAS DO EVENTO: Dias 10 e 11 de Novembro de 2012.

HORÁRIOS:

Dia 10 - Das 09:30 as 10:10 hs - Congresso Técnico.
Dia 10- Das 10:10 as 10:20 hs - Solenidade de Abertura.
Dia 10 - Das 10:30 as 12:30 hs - Início e realização dos Jogos.
Dia 10 - Das 12:30 as 13:50 hs - Pausa para Almoço.
Dia 10 - Das 14:00 as 18:30 hs - Continuação da realização dos Jogos.

Dia 11 - Das 09:00 as 12:30 hs - Realização dos Jogos.
Dia 11 - Das 12:30 as 13:50 hs - Pausa para Almoço.
Dia 11 - Das 14:00 as 15:30 hs - Realização dos Jogos finais.
Dia 11 - Das 15:40 as 16:00 hs - Realização da Premiação.

PRAZO DE INSCRIÇÃO: O prazo de inscrição e confirmação é até o dia 15/10/2012

TAXA DE INSCRIÇÃO - A taxa de inscrição será de R$ 70,00 (setenta reais) por atleta. A relação dos jogadores inscritos de cada Federação deverá ser enviada até o dia 15/10/2012 para o e-mail, juntamente com o comprovante do recibo do depósito do valor da inscrição.

Os botonistas ao longo do campeonato serão divididos em categorias/séries: Ouro, Prata e Bronze.

PREMIAÇÃO: Em cada uma das categorias/séries, receberão troféus os 4 (quatro) primeiros colocados, e medalhas de 5º (quinto) à 8º (oitavo).

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Treinos livres de sexta-feira

Nesta sexta-feira (31) tem treinos livres de futebol de mesa no Círculo Militar de Campo Grande (av. Afonso Pena, 107 - bairro Amambaí). Treinos de bola 12 toques e dadinho. Compareça! (Informações: 9217-7632)

Campeonato Brasileiro individual de dadinho

Atenção, galera: nos dias 10 e 11 de novembro acontece o IV Campeonato Brasileiro individual - modalidade dadinho. Será no Clube Curitibano, na capital paranaense. Em breve maiores informações...

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Divulgando o futebol de mesa no Comerário Masters

Foi um sucesso a divulgação do futebol de mesa durante o Comerário de masters na praça Elias Gadia, em Campo Grande, no último domingo (26). O público que compareceu para ver de perto os craques inesquecíveis do futebol sul-mato-grossense puderam prestigiar o nosso esporte, assistindo a um clássico nos botões entre Comercial e Operário.

A turma da Fefumems reunida no Elias Gadia
Jogadores operarianos e comercialinos como Pastoril, Muller e Leomar, aproveitaram para praticar um pouco o esporte e matar a saudade dos botões, na mesa disponibilizada no local.

A Federação de Futebol de Mesa de MS foi representada no evento pelos seguintes botonistas: Christian Camillo, Edson Cavalli, Eduardo Martins e Rodrigo Goulart. Obrigado a todos que contribuíram para a realização deste evento, e queremos levar o futebol de mesa cada vez mais longe. Abraços!

No detalhe: Amarildo (OP) e Henrique Pereira (COM)

Comerário!!!

Pastoril e Christian com o botão em homenagem ao camisa 10 alvinegro

Leomar (Comercial) x Müller (Operário)

- "Pastoril, se for pro gol, me chama que eu vou!"

As novas gerações conhecendo o futebol de botão (Fotos: Edson Cavalli)

Reportagem da TV Morena: Comerário Masters

A Federação de Futebol de Mesa de Mato Grosso do Sul (Fefumems) estava lá divulgando o nosso esporte! Clique na imagem e assista:


Escudinhos para botões: Comercial-MS anos 1970/80

Escudinhos para botões: Operário 1977

Escudinhos para botões: Cene 2012

Amigos, o blog Futebol de Mesa em MS está colocando à disposição de todos uma série de escudinhos para botões, inspirados nos times da nossa terra. As cartelas são editáveis em Adobe Illustrator.

O primeiro elenco da série é o Cene de 2012.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Olha as novas mesas aí, gente!



Treinos livres de sexta-feira

Amigos, é chegada a hora de tirar o time da estante e colocar os botões para correr! Venha treinar com a gente nesta sexta-feira (24) no Círculo Militar de Campo Grande, a partir das 19 horas.

Aproveite para praticar as regras dadinho e 12 toques. A entrada é franca! Informações: (67) 9217-7632 (Hélder)

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Regra dadinho - esclarecendo tópicos

Amigos,

visando contribuir com o conhecimento dos jogadores e com o nível técnico de nossas competições da modalidade dadinho, resolvi reler toda a regra para tirar dúvidas sobre situações específicas. Interpretei alguns tópicos que julguei mais importantes. Caso haja divergências de interpretação, favor entrar em contato. Desta forma poderemos discutir as regras e assimilá-las melhor.

LEIA MAIS

Inscrições abertas - Torneio Pró-Gol (12 Toques)

(Regulamento) Torneio Pró-Gol de Futebol de Mesa - modalidade 12 Toques

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL DE MESA DE MATO GROSSO DO SUL

TORNEIO PRÓ-GOL - MODALIDADE 12 TOQUES

REGULAMENTO (atualizado em 07 de agosto de 2013)

1) DA REALIZAÇÃO DO EVENTO

a) O Torneio Pró-Gol - modalidade 12 Toques será composto de 8 (oito) etapas, e será proclamado campeão da temporada 2013/2014 o botonista que, ao término das etapas, ficar em primeiro lugar na somatória de pontos do Ranking.

b) Em caráter experimental, será feita contagem de pontos tanto individualmente como coletivamente (por equipes) (vide item 8)

2) DA FÓRMULA DE DISPUTA

a) O torneio será disputado no formato de pontos corridos, jogando todos contra todos em turno único quando houver até 10 participantes. A partir de 11 inscritos, serão formados 2 grupos em que classificarão os 4 primeiros para as quartas de final.

b) Caso dois ou mais jogadores terminem o campeonato empatados em número de pontos, os critérios de desempate devem ser aplicados na ordem que se segue: maior número de vitórias; maior saldo de gols; maior número de gols pró; confronto direto; sorteio.

2.1) QUARTAS DE FINAL, SEMIFINAL E FINAL

a) Os jogos terão caráter eliminatório e serão disputados no sistema de ida e volta.

b) Em caso de dois resultados iguais, haverá prorrogação de dois tempos de 03:30 (três minutos e trinta segundos). Persistindo a igualdade, a decisão será por pênaltis.

2.2) DECISÃO DE 5º A 8º LUGAR

a) Eliminados nas quartas de final vão compor duas chaves alternadas (A x C e B x D), para disputar vaga em jogo único. Quem vencer, decide o quinto lugar, também em jogo único. Os perdedores decidem o sétimo lugar, em jogo único.

b) Em caso de empate no tempo normal, haverá prorrogação de dois tempos de 03:30 (três minutos e trinta segundos). Persistindo a igualdade, a decisão será por pênaltis.

2.3) DECISÃO DE 3º LUGAR

a) Eliminados nas semifinais vão disputar a 3ª posição em jogo único.

b) Em caso de empate no tempo normal, haverá prorrogação de dois tempos de 03:30 (três minutos e trinta segundos). Persistindo a igualdade, a decisão será por pênaltis.

3) DA PONTUAÇÃO PARA O RANKING

a) O último colocado do torneio recebe 1 ponto, o penúltimo 2, até o primeiro, que recebe o número de competidores mais 2. Esses pontos serão acumulados no Ranking 2013/2014;

b) Botonistas que tiverem participado de mais de uma etapa durante a temporada 2013/2014 terão de descartar o pior resultado para efeito de contabilidade final do Ranking.

4) DA ARBITRAGEM

a) Sempre que algum atleta julgar necessário, e havendo a disponibilidade, poderá solicitar aos organizadores do evento a presença de um árbitro durante a partida. O pedido deverá, obrigatoriamente, ser feito antes do início da partida. A decisão do árbitro é soberana e deve ser acatada pelos atletas.

b) Todo atleta que estiver apto e disponível para arbitrar uma partida, mas se negar a fazê-lo, estará sujeito à advertência verbal. Em caso de reincidência, o atleta poderá perder 1 (um) ponto no ranking.

5) DAS OCORRÊNCIAS

Caso haja alguma ocorrência de natureza grave durante a realização de uma partida, as partes envolvidas deverão fazer um relato por escrito, após o término do jogo, e encaminhar o documento à FEFUMEMS, que irá apurar os fatos e tomar as devidas providências, convocando, se preciso for, as partes.

6) DO W.O. E DO ABANDONO

a) Caso o jogador tenha jogos pendentes e não esteja presente no local e horário da partida, a organização concederá 15 minutos de tolerância. Se o prazo se esgotar e o atleta continuar ausente, terá W.O. declarado em seu desfavor.

b) Se o jogador faltar ao segundo jogo na mesma competição, o fato caracteriza abandono. O atleta ausente será automaticamente eliminado do torneio. Além disso, o abandono dará direito de reversão do resultado para todos os botonistas que tiverem empatado ou perdido antes do fato consumado. O novo resultado será a vitória simples (1 a 0).

c) O jogador que, em uma mesma temporada, abandonar duas competições promovidas pela FEFUMEMS, será punido com suspensão automática. A pena terá vigência de um torneio, independentemente da característica da competição (copa, etapa, campeonato etc.) e do ano em que for realizado. Em caso de reincidência (isto é, dois novos abandonos), a pena será acrescida de um torneio, e assim sucessivamente.

7) DA PREMIAÇÃO

Será premiado com troféu o primeiro colocado da etapa. O segundo e o terceiro lugar receberão medalhas.

8) DO TORNEIO DE EQUIPES

O Torneio Pró-Gol manterá, em caráter experimental durante a temporada 2013/2014, contagem de pontos para equipes.

a) A mesma quantidade de pontos adquirida ao término de cada etapa será contabilizada individualmente para o botonista e coletivamente para a equipe a qual ele esteja filiado;

b) No caso de a filiação do botonista ocorrer depois da realização de uma etapa, os pontos eventualmente adquiridos não serão computados para a equipe, mas permanecerão na contagem individual do atleta;

c) Para a contagem de pontos coletivos, não haverá limitação de botonistas por etapa;

d) Ao término da temporada 2013/2014, será proclamada “campeã simbólica” a equipe cujos botonistas somarem mais pontos no ranking.

9) DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Os casos omissos ou duvidosos deverão ser resolvidos, nos termos estatutários, pela diretoria da FEFUMEMS, entidade organizadora do Torneio Pró-Gol de Futebol de Mesa – modalidade 12 Toques.

Campo Grande, MS, 07 de agosto de 2013.

Hélder Rafael - Presidente
Federação de Futebol de Mesa de Mato Grosso do Sul (FEFUMEMS)

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Plantão: chegada das novas mesas

Acabam de ser entregues no Círculo Militar de Campo Grande duas mesas oficiais de futmesa, que foram adquiridas com o dinheiro arrecadado na Ação Entre Amigos.

A confirmação foi dada pelo alto comando do clube da Afonso Pena no início da tarde desta terça-feira. As mesas sofreram um embaraço aduaneiro na semana passada, mas informações preliminares dão conta de que a transportadora solucionou o problema.

Voltaremos a qualquer momento com novas informações sobre o caso. Fique agora com nossa programação normal, com o filme "A Lagoa Azul", na Sessão da Tarde.


segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Trailer de filme sobre futebol de mesa

Amigos, vale a pena assistir ao trailer do filme argentino 'Cracks de nácar'. Conta a história de dois amigos jornalistas e a paixão deles pelo futebol de botão. No enredo, Rómulo Berruti e Alfredo Serra se preparam para enfrentar dois brasileiros em um duelo.

O filme é dirigido por Daniel Casabé e Edgardo Dieleke. A estreia na Argentina está prevista para final de setembro. Até lá, vai ter muito botonista brasileiro ansioso pela distribuição da película...


As fotos da 5ª etapa da Liga Pantaneira

Diego Goulart (16º) e Luiz Leal (3º)

Roberto Giolo (2º) e Hélder Rafael (6º)

Eduardo Meirelles (4º), Rodrigo Goulart (1º)
e Luigi Mollerke (9º)

Pódio: Roberto, Rodrigo e Luiz

Fim da boataria! Capitão é da Sobotoms

Fracassaram as negociações do Círculo Militar para contratar um reforço de peso para a equipe de futebol de mesa, visando a temporada 2013. Rodrigo Alva, o "Capitão Nascimento" - atualmente em 6º lugar no ranking estadual da modalidade dadinho, estava sendo sondado havia algumas semanas para trocar a Sobotoms pelo clube da Afonso Pena.

Fontes anônimas ligadas a este Blog revelaram que nesta segunda-feira (20) houve uma reunião de cúpula da Sobotoms para decidir pela permanência do Capitão nos quadros embrapianos. "Isso [a negociação] não passa de invenção da imprensa marrom para desestabilizar nossa agremiação", teria dito um dos líderes presentes ao encontro.

Capitão assinou um contrato vitalício com o time da Oca e ainda comprometeu-se a fazer um juramento de fidelidade perante os membros da Sobotoms, durante o horário de expediente.

O Círculo Militar prossegue na epopeia de montar uma equipe competitiva, que já conta com Hélder Rafael e Renato Tedesco. Há rumores de que um jogador - dentre os 10 melhores ranqueados no dadinho 2012 - já foi sondado para vestir a camisa celeste, e está em fase de estudo da proposta.

TEMFU - Team Embrapa de Futebol de Mesa

Rodrigo Alva estreou o seu recém-adquirido TEMFU - Team Embrapa de Futebol de Mesa. Cada botão faz alusão a um botonista da Embrapa Gado de Corte - Campo Grande.


Na série de cinco amistosos promovidos pelo Capitão, foram duas vitórias, um empate e duas derrotas. Confira o retrospecto:


TEMFU 0 x 0 Forserum (Ronney)
              2 x 1 Almeidense (Giolo)
              1 x 3 Almeidense (Giolo)
              1 x 0 Almeidense (Giolo)
              1 x 2 Almeidense (Giolo)

sábado, 18 de agosto de 2012

A crônica da 5ª etapa

Esse menino está impossível! Rodrigo Goulart venceu a 5ª etapa da Liga Pantaneira neste sábado (18) e agora abre 14 pontos de diferença na liderança do ranking estadual de dadinho sobre Roberto Giolo, o vice-campeão do torneio. Na temporada, Rodrigão subiu ao pódio em todos os sete eventos realizados, e levanta seu terceiro caneco.

LEIA MAIS

5ª etapa da Liga Pantaneira - resultados

Liga Pantaneira - 5ª etapa
Círculo Militar de Campo Grande - 18/08/2012

Participantes (18):
CHRISTIAN Camillo
CLÁUDIO Coca
DIEGO Goulart
DIRCEU Féo
EDSON Cavalli
Eduardo MARTINS
Eduardo MEIRELES
Fernando MELCHIOR
Fernando REIS
HÉLDER Rafael
José Ubirajara Coelho Jr. (BIRA)
LUCAS Coelho
LUIGI Mollerke
LUIZ Leal
PAULO Cançado
RENATO Garcia
ROBERTO Giolo
RODRIGO Goulart

* Partidas com 7x7 minutos de duração

(CLIQUE AQUI PARA EXPANDIR A TABELA)

1ªFASE

GRUPO A
Treinador    PG   J   V   E   D
Rodrigo      12   5   4   -   1   Quartas
E. Meireles  11   5   3   2   -   Quartas
Paulo        6    5   1   3   1 
E. Martins   4    5   1   1   3 
F. Reis      4    5   -   4   1 
Dirceu       2    5   -   2   3 

Rodrigo    2 x 0 E.Martins
E.Meireles 0 x 0 Paulo
Dirceu     0 x 0 F.Reis
    
Rodrigo    4 x 0 Paulo
E.Martins  0 x 0 F.Reis
E.Meireles 2 x 0 Dirceu
    
Rodrigo    4 x 0 F.Reis
Paulo      2 x 2 Dirceu
E.Martins  0 x 1 E.Meireles
    
Rodrigo    4 x 1 Dirceu
F.Reis     1 x 1 E.Meireles
Paulo      2 x 0 E.Martins
    
Rodrigo    0 x 4 E.Meireles
Dirceu     0 x 1 E.Martins
F.Reis     1 x 1 Paulo

GRUPO B
Treinador   PG   J    V    E    D
Roberto     13   5    4    1    -   Quartas
Luiz        9    5    2    3    -   Quartas
Lucas       8    5    2    2    1   Quartas
Edson       3    5    -    3    2 
Cláudio     3    5    -    3    2 
Diego       2    5    -    2    3 

Roberto 2 x 0 Lucas
Diego   1 x 1 Cláudio
Luiz    0 x 0 Edson
    
Roberto 2 x 0 Cláudio
Lucas   2 x 1 Edson
Diego   1 x 2 Luiz
    
Roberto 1 x 0 Edson
Cláudio 0 x 1 Luiz
Lucas   1 x 0 Diego
    
Roberto 0 x 0 Luiz
Edson   2 x 2 Diego
Cláudio 1 x 1 Lucas
    
Roberto 5 x 1 Diego
Luiz    1 x 1 Lucas
Edson   2 x 2 Cláudio

GRUPO C
Treinador     PG    J     V     E     D
Hélder        11    5     3     2     -   Quartas
Renato        10    5     3     1     1   Quartas
F. Melchior   6     5     1     3     1   Quartas
Luigi         6     5     1     3     1 
Christian     5     5     1     2     2 
Bira          1     5     -     1     4 

Renato     4 x 0 Bira
Luigi      1 x 0 Christian
F.Melchior 0 x 0 Hélder
    
Renato     1 x 0 Christian
Bira       0 x 1 Hélder
Luigi      0 x 0 F.Melchior
    
Renato     0 x 2 Hélder
Christian  0 x 0 F.Melchior
Bira       0 x 0 Luigi
    
Renato     1 x 0 F.Melchior
Hélder     2 x 0 Luigi
Christian  1 x 0 Bira
    
Renato     0 x 0 Luigi
F.Melchior 2 x 0 Bira
Hélder     2 x 2 Christian

----

QUARTAS DE FINAL

JOGOS DE IDA
Roberto     2 x 0 F.Melchior
Rodrigo     2 x 0 Lucas
Hélder      1 x 1 Luiz
E.Meireles  2 x 1 Renato

JOGOS DE VOLTA
Roberto    0 x 0 F.Melchior
Rodrigo    0 x 1 Lucas
Hélder     2 x 3 Luiz
E.Meireles 1 x 2 Renato

----

PLAYOFF 5º a 8º

F.Melchior  0 x 3  Hélder
Lucas       1 x 3  Renato

DECISÃO 7º LUGAR

F.Melchior  1 x 2  Lucas

DECISÃO 5º LUGAR

Hélder  0 x 1  Renato

----

SEMIFINAIS

JOGOS DE IDA

Roberto  1 x 1  Luiz
Rodrigo  5 x 3  E.Meireles

JOGOS DE VOLTA

Roberto  5 x 0  Luiz
Rodrigo  5 x 0  E.Meireles

----

DECISÃO DE 3º LUGAR

Luiz 3 x 0 E.Meireles

----

FINAL

Roberto 1 x 3 Rodrigo
Roberto 2 x 1 Rodrigo

*** CAMPEÃO: Rodrigo Goulart ***


P. Treinador         PG   J   V   E   D   GP  GC  S
1  Rodrigo Goulart   24   11  8   -   3   30  12  18 
2  Roberto Giolo     24   11  7   3   1   21  6   15 
3  Luiz Leal         17   10  4   5   1   12  11  1 
4  Eduardo Meireles  14   10  4   2   4   14  17  -3 
5  Renato Garcia     19   9   6   1   2   13  6   7 
6  Hélder Rafael     15   9   4   3   2   13  7   6 
7  Lucas Coelho      14   9   4   2   3   9   11  -2 
8  Fernando Melchior 7    9   1   4   4   3   8   -5 
9  Luigi Mollerke    6    5   1   3   1   1   2   -1 
10 Paulo Cançado     6    5   1   3   1   5   7   -2 
11 Christian Camillo 5    5   1   2   2   3   4   -1 
12 Eduardo Martins   4    5   1   1   3   1   5   -4 
13 Fernando Reis     4    5   -   4   1   2   6   -4 
14 Edson Cavalli     3    5   -   3   2   5   7   -2 
15 Cláudio Coca      3    5   -   3   2   4   7   -3 
16 Diego Goulart     2    5   -   2   3   5   11  -6 
17 Dirceu Féo        2    5   -   2   3   3   9   -6 
18 Bira              1    5   -   1   4   -   8   -8 

----

ESTATÍSTICAS

Número de jogos disputados: 64
Total de gols marcados: 144
Média de 2,25 gols por partida
Ataque mais positivo: Rodrigo Goulart (30) (2,7 gols por partida)
Botão artilheiro: Camisa 10 (Rodrigo Goulart) - 7 gols
Defesa menos vazada: Luigi Mollerke (2) (0,4 gol por partida)

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Treinos livres de sexta-feira

Amigos, venham treinar futebol de mesa com a gente nesta sexta-feira (17), a partir das 19 horas no Círculo Militar de Campo Grande. Fica na av. Afonso Pena, 107 - bairro Amambaí. Informações pelo telefone: (67) 9217-7632.

Traga seu time e venha jogar botão!

10 mandamentos do botão

1 – Faça crescer o botonismo
2 – É melhor perder honestamente que vencer sabendo que está enganando a si e aos outros
3 – Seja detalhista, se você não conhece nem os seus botões não pode conhecer o adversário
4 – Em qualquer circunstância não troque seu jogo de botão por outro esporte
5 – O importante é sempre ter um time em perfeitas condições de jogo
6 – Jogo é jogo, treino é treino
7 – As condições são iguais para ambos e seu nervosismo só favorece o adversário
8 – Alguns segundos poderão ser importantes no final da partida
9 – O menosprezo ao adversário é o maior alimento da zebra
10 – Na jogada mais fácil é que se deve caprichar mais

(Fonte: Blog Tijuca Futmesa)

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Liga Pantaneira - 5ª etapa - inscrições abertas

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Operário de roupa nova!

O Galo forte e brigador da Bandeirantes está de uniforme novo. Christian Camillo, do departamento de futebol de mesa operariano, fechou contrato para fornecimento de camisas oficiais para o alvinegro. Os botões vão estrear a vestimenta já na 5ª etapa da Liga Pantaneira de futebol de mesa, no próximo sábado (18). 

A escalação do Operário de todos os tempos do Christian é a seguinte:

1-Manga; 2-Paulinho, 3-Amarildo, 4-Silveira, 6-Escurinho; 5-Biluca, 7-Baianinho, 8-Arthurzinho e 10-Luiz Carlos; 9-Lima e 11-Roberto César. No banco: 14-Edson e 15-Tadeu.







sábado, 11 de agosto de 2012

Dia dos pais com futebol de mesa no Colégio Mace

O Colégio Mace abriu as portas para o futebol de mesa na manhã deste sábado (11), durante as atividades alusivas ao Dia dos Pais. O evento contou com a presença de muitos pais e alunos, que aproveitaram a manhã juntos praticando jogos e brincadeiras nas dependências da escola, que fica no centro da cidade.


A Federação de Futebol de Mesa de Mato Grosso do Sul (Fefumems) colocou à disposição do público quatro mesas oficiais e uma infantil, além de todo o material de jogo. A recepção de adultos e crianças ao jogo de botão foi bastante positiva, e todas as mesas permaneceram ocupadas ao longo de toda a manhã.


A diretoria da Fefumems agradece à comunidade escolar da Mace, em especial ao professor Sérgio Pavão e à diretora pedagógica Reni Domingos dos Santos, pelo apoio na divulgação do nosso esporte em Campo Grande.




(Fotos: Rodrigo Goulart)

Futebol de mesa na mídia: Revista Ímpar

Confira a matéria publicada sobre o futebol de mesa na Revista Ímpar, edição nº 70 - já nas bancas. (LEIA AQUI)


quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Fefumems: registrada em cartório


Amigos do futmesa,

é com imensa satisfação que informo a todos sobre mais uma etapa que acaba de ser superada: registramos no cartório a Federação de Futebol de Mesa de Mato Grosso do Sul.

São seis os clubes fundadores: Escola de Futebol do São Paulo - unidade Campo Grande, Clube Esportivo Nova Esperança (Cene), Esporte Clube Comercial, Operário Futebol Clube, Associação dos Empregados da Embrapa (Sobotoms) e Círculo Militar de Campo Grande.

O trabalho formal só vai terminar mesmo quando obtivermos o registro do CNPJ. Mas, desde já, agradeço pelo empenho e apoio dos membros da diretoria da federação, dos dirigentes dos seis clubes fundadores e de todos aqueles que contribuíram para erguer o esporte em Mato Grosso do Sul.

Treinos livres de sexta-feira


Amigos, venham praticar futebol de mesa com a gente nesta sexta-feira (10), a partir das 19 horas no Círculo Militar (av. Afonso Pena, 107 - bairro Amambaí). Informações: 9217-7632

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Torcedores do Astra recebem Abedi Pelé com festa em aeroporto de Campo Grande


O meia ganês Abedi Pelé foi recebido por centenas de torcedores do Astra nesta quarta-feira (8), no Aeroporto Internacional de Campo Grande. Ídolo do Olympique de Marselha, onde ergueu o troféu da Champions League temporada 1992-1993, o jogador chega como o principal reforço estelar para a disputa do 2º Campeonato Sul-Mato-Grossense, em dezembro.

Abedi Pelé estava cedido por empréstimo ao Nacional de Medellín, da Colômbia, e tem plenas condições físicas para estrear com a camisa aurinegra na 5ª etapa da Liga Pantaneira, no dia 18 de agosto.

Abedi Pelé, ídolo do OM, diz estar pronto
para defender as cores do Astra
Durante a apresentação do jogador à torcida, na Arena Supernova, o técnico Hélder Rafael disse em coletiva de imprensa que Abedi Pelé fará treinos com bola nesta sexta-feira (10), durante os treinos livres semanais. Questionado por jornalistas sobre a idade avançada do atleta, de 47 anos, o treinador procurou ressaltar a excelente forma física do veterano: "Nunca tinha visto uma constituição como a do Abedi anteriormente. Isso é fruto do profissionalismo que ele sempre demonstrou em sua carreira".

Abedi Pelé começou a carreira no Real Tamale, de Gana, e teve passagens por clubes do Qatar, Suíça e Benin antes de desembarcar na França, onde permaneceu por 12 anos. Sua passagem mais marcante foi no Olympique: em 139 partidas disputadas pelo clube marselhês, o meia marcou 30 gols.

domingo, 5 de agosto de 2012

Mensagem da Catalunha aos amigos do Brasil

Caros amigos do Futebol de Mesa em MS,

queremos registrar que o blog recebeu esta semana o contato do botonista Carlos Garcia, vice-presidente e tesoureiro do Barcelona Futbol Botons Associació. Ele nos agradeceu pelo artigo publicado aqui no blog e explicou um pouco mais sobre as atividades desenvolvidas por seu grupo na Catalunha.

Carlos nos conta que, em um ano e meio, foram criadas três associações para a prática do futebol de mesa na Catalunha. A mais recente foi fundada no povoado de San Joan Despi, bem próximo a Barcelona. As outras duas associações ficam em Esplugues de Llobregat (EFBA) e em Barcelona (BFBA), esta sediada no bairro de Sant Antoni. Em julho, um torneio com 16 participantes marcou a inauguração da associação em San Joan Despi.

Pesquisando nos blogs, podemos notar que os botões usados pelos catalães são diferentes do que os brasileiros usam atualmente. Lá, o material assemelha-se ao botão de casaco, e lembra muito os botões usados no Brasil nas décadas de 1960 e 1970, antes do emprego do acrílico na confecção.

Times de botão da Catalunha
A regra na Catalunha é semelhante à regra "1 toque", que no Brasil se pratica bastante no Rio Grande do Sul e na Bahia. A particularidade da regra catalã é que são permitidos até cinco passes, ou seja, quando a bola bate no botão do mesmo time ao ser tocada. Na regra gaúcha, por exemplo, só é permitido um passe deste tipo.

A grande diferença está no goleiro: enquanto que no Brasil se usam peças retangulares, de diversos tamanhos, na Catalunha é um botão de dimensões maiores que os jogadores. Deve sair gol com muita facilidade por lá!

Os catalães também desenvolvem um trabalho muito interessante com crianças e adolescentes. Em junho, fizeram a Eurocopa com 32 participantes, apenas crianças, de todas as associações da Catalunha. Recomendamos assistir ao vídeo! (clique aqui)

 
Conheça o blog de algumas associações catalãs:

Esplugues de Llobregat - http://espluguesfutbolbotonsassociacio.blogspot.com.es

Barcelona - http://bfbasantantoni.blogspot.com/

San Joan Despi - http://sjdfbaadn.blogspot.com/

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Causos do 'Botonista de Bagé': Guarany campeão da Taça Piatã!

A decisão da Taça Piatã de futebol de mesa estava flor de especial na última quinta-feira (2). Gelson Feijó (Guarany de Bagé) e Luiz Leal (Lealdense) fizeram uma peleia bonita com os botões para ver quem era o dono do campinho. Melhor para o botonista gaudério, que venceu uma, empatou a outra e saiu mais faceiro que guri de bombacha nova.


Afiado no primeiro jogo, o Guarany de Bagé meteu dois tirambaços logo de cara. A Lealdense até que se reboleou bastante em campo, mas desfalcado de seus craques que estava, ficou sem pólvora para acabar com o surungo alheio.

Na partida de volta, bastava a Gelson amainar o potro que a conquista estava assegurada. A vantagem de dois gols deixou-lhe mais ortodoxo que pomada Minâncora e Elixir Paregórico. Para facilitar as cousas, Luiz estava mal de pontaria: mirava Chico e acertava Francisco. O zero a zero deu a Gelson o título inédito no futmesa. Ao término da decisão, o técnico da Lealdense resumiu o sentimento dos jogadores: “por uma teta que não sai uma cadela”.



O prefeito Sepé Tiaraju decretou três dias de feriado em Bagé para que a população local possa extravasar a alegria pela conquista. A delegação do Guarany prometeu desfilar pilchada até Hulha Negra.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Treinos livres de sexta-feira

Amigos, nesta sexta-feira (3) tem treinos livres no Círculo Militar de Campo Grande (Av. Afonso Pena, 107 - bairro Amambaí). Aproveitem a oportunidade para aprimorar a pontaria, afinal a 5ª etapa da Liga Pantaneira está chegando! Será no dia 18 de agosto.

Nos treinos de hoje, teremos novidade: uma mesa oficial infanto-juvenil estará à disposição de crianças e adolescentes. Avisem a garotada que vai rolar botão! (Doação: Rafael Domingos)

Cene Círculo Militar de Campo Grande Comercial Sport Gym Operário Sobotoms