Fefumems reinaugura loja no Shopping Bosque dos Ipês

Com parceria renovada, Fefumems oferece espaço gratuito para prática do futebol de mesa

Conheça o Museu Virtual do Futebol de Mesa

Veja fotos de conjuntos em ótimo estado de conservação fabricados entre as décadas de 1960 e 2000.

HALL DA FAMA: Todos os campeões do futebol de mesa

Veja galeria de troféus dos principais torneios oficiais promovidos pela Fefumems

QUEM SOMOS: Veja os botonistas cadastrados em Mato Grosso do Sul

Confira a ficha de cada atleta e o currículo nas principais competições

ESTATÍSTICAS: Todos os torneios oficiais e amistosos

Veja o desempenho de cada botonista em cada torneio da Fefumems

sábado, 31 de março de 2012

EDITAL - FEDERAÇÃO DE FUTEBOL DE MESA DE MATO GROSSO DO SUL

Convocamos todos os Clubes, Associações e Ligas da modalidade de Futebol de Mesa de Mato Grosso do Sul para no dia 14 de abril de 2012, às 19 horas reunirem-se a Av. Afonso Pena, 107, Circulo Militar em Campo Grande - MS, em Assembleia Geral para deliberarem sobre:

1 – Criação da Federação de Futebol de Mesa de MS;
2 – Aprovação do Estatuto;
3 – Eleição e Posse da Primeira Diretoria.

Campo Grande - MS, 28 de março de 2012.

Publicado à página 48 do Diário Oficial do Estado de Mato Grosso do Sul em 30 de março de 2012 (consultar edição online)

sexta-feira, 30 de março de 2012

Treinos livres de sexta-feira

Galera, nesta sexta-feira, 30 de março, tem treinos livres de botão no Círculo Militar (av. Afonso Pena, 107 - bairro Amambaí). Compareça!

quinta-feira, 29 de março de 2012

Porto Alegre realiza torneio de futebol de mesa

Jogos disputados no Parque Ararigbóia, em Porto Alegre
(Crédito: Samuel Maciel/PMPA)

Entre as atividades que marcaram o aniversário de 240 anos da cidade, a prefeitura de Porto Alegre realizou um torneio de futebol de mesa que reuniu 67 botonistas, no último sábado, 24 de março.

Foram disputadas partidas nas regras gaúcha (1 toque) e brasileira - cavada e liso. Participaram competidores de Porto Alegre, Pelotas, Rio Grande, Passo Fundo, Gravataí, Viamão, Caxias do Sul e Santa Vitória do Palmar.

Confira os resultados:


Regra brasileira - cavado
Campeão - Brandão (Porto Alegre)
Vice - Piruka (Pelotas)
3º - Marcus (Porto Alegre)
4º - Caju (Porto Alegre)

Regra brasileira - liso
Campeão - Rodrigo (Porto Alegre)
Vice - Marcelo Vinhas (Pelotas)
3º - Daniel Maciel (Caxias do Sul)
4º - Robson Bauer (Santa Vitória do Palmar)

Regra gaúcha
Campeão – Carlos Buda / Canoas Futmesa
Vice – Pedrinho / Ypiranga
3º - Vicente / AWLFM

sábado, 24 de março de 2012

Reportagem sobre o futebol de mesa no Festas e Eventos TV

O programa Festas e Eventos (TV Guanandi e Net) gravou reportagem sobre o futebol de mesa durante a 1ª etapa da Liga Pantaneira, no último dia 17 de março. Obrigado ao amigo Gil Carlos de Camillo, que viabilizou a matéria. Roda VT!


Copa Chico Anysio: Ricardo Velloso campeão!

Era para ser mais uma sexta-feira de treinos livres, mas a fome pelo esporte falou mais alto. Os amigos da Liga Pantaneira de futebol de mesa organizaram no dia 23 a Copa Chico Anysio, como forma de homenagem ao saudoso humorista que nos deixou hoje, aos 80 anos. Pouca gente sabe, mas Chico foi campeão carioca de botão em sua adolescência. (Leia o post aqui)

Foi a oportunidade para os jogadores experimentarem a regra Bola 12 Toques, com a bolinha de feltro ao invés do dadinho. Quem riu por último foi o vascaíno Ricardo Velloso, que na final derrotou o são-paulino Roberto Giolo e sagrou-se campeão. Ary Novaes ficou em terceiro, e Rodrigo Goulart, o quarto.

CONFIRA OS RESULTADOS COMPLETOS AQUI

Ary Novaes e Roberto Giolo não dispensam uma partida
com bola de feltro

Rodrigo Goulart (4º), Ricardo Velloso (1º), Roberto
Giolo (2º) e Ary Novaes (3º)

Roberto e Ricardo, vice e campeão da
Copa Chico Anysio

Rodrigo e Ary

A turma toda reunida

Christian revezou lugar com Hélder na foto da galera

Copa Chico Anysio de futebol de mesa: resultados

Campeão - Ricardo Velloso
Vice - Roberto Giolo
3º colocado - Ary Novaes
4º colocado - Rodrigo Goulart
Demais participantes: Christian Camillo, Edson Cavalli, Hélder Rafael, Rafael Domingos

sexta-feira, 23 de março de 2012

Adeus, Chico Anysio: um campeão de futebol de mesa

O humorismo brasileiro está mais triste hoje, com o passamento de Chico Anysio. Também o mundo do futebol de mesa sente a perda de um apaixonado pelo esporte.

Em entrevista concedida à jornalista Patrícia Poeta, no programa Fantástico do dia 4 de dezembro de 2011, Chico contou que durante a juventude matava aulas para jogar botão e disputar campeonatos. Tanta dedicação fez com que ele se tornasse campeão carioca de futebol de mesa!

Reveja aqui a entrevista do nosso saudoso Chico. 


Manchete do Jornal dos Sports:


FRANCISCO ANISIO FILHO
Derrotando por 3x2 e 3x2 a José da Costa Reboredo, o representante de Águas Férreas sagrou-se campeão de galalite - entregue ao vencedor a taça "Jornal dos Sports' - Saúde e Jacarepaguá decidirão hoje a posse da taça "Superball"


Assim Chico descreve o diálogo com a mãe, depois que ela descobriu o "feito" do filho.

- Campeão, como? Você andou faltando ao colégio para jogar botão.

- Não, eu ia depois do colégio. Os jogos começavam às seis.

- Isso é mentira, você está querendo é pau!

Futebol de mesa e saúde? Tudo a ver!


Na edição de quinta-feira (22) do programa Bem Estar, da Rede Globo, os apresentadores Fernando Rocha e Mariana Ferrão fizeram uma analogia entre o futebol e o corpo humano para explicar como a lúpus, uma doença auto-imune, age no organismo. E nada melhor do que o jogo de botões para representar o esporte bretão!

Confira o link da reportagem: http://g1.globo.com/bem-estar/videos/t/edicoes/v/entenda-como-agem-as-doencas-autoimunes/1868782/

quinta-feira, 22 de março de 2012

Treinos livres no círculo militar

Venha treinar com a gente nesta sexta-feira, a partir das 19 horas, no círculo militar. contato: 9217-7632.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Tapetão no futebol de mesa! Título troca de mãos

Organizadores da Liga ficaram enrolados com a decisão no tapetão
A organização da Liga Pantaneira errou ao proclamar o campeão e o vice da 1ª etapa, disputada no último sábado (17), em Campo Grande. Devido à falta de esclarecimentos prévios sobre os critérios de desempate, em caso de resultados iguais nas partidas de ida e volta da finalíssima, inverteu-se indevidamente a vantagem dos jogadores.

No campeonato estadual de 2011, foi adotado o critério de melhor campanha em toda a competição, e não apenas na 1ª fase. Tanto que o título foi decidido com base nesse critério. Portanto, a etapa da liga deveria seguir essa regra, já que antes do início do torneio não foi discutido ou divulgado outro critério diferente daquele.

Rodrigo Goulart terminou a 1ª fase com 16 pontos, e Roberto Giolo, com 14. Nas quartas de final, ambos venceram seus dois jogos. Na semifinal, Rodrigo venceu um e perdeu outro. Roberto venceu os dois e herdou a melhor campanha.


Na final, como ambos os jogos terminaram em 2 a 2, a vantagem deveria recair sobre quem teve melhor campanha em todo o campeonato. Isso não foi feito. Levou-se em conta apenas o desempenho da 1ª fase.


Sendo assim, Roberto Giolo é o campeão da 1ªetapa, e Rodrigo Goulart, o segundo. Mesmo perdendo o primeiro lugar no 'tapetão', Rodrigo manteve o espírito de "combater o bom combate" e fez um gesto nobre ao declinar da medalha e concordar com a mudança.

Os organizadores reconhecem o equívoco e lamentam profundamente o ocorrido. Episódio que serve para redobrar nossa atenção nos próximos torneios. Afinal, o principal objetivo do trabalho é garantir a diversão e a alegria de todos os participantes.

Liga Pantaneira: venha ser parceiro dessa ideia


Amigos do blog: como todos sabem, o futebol de mesa está começando a se desenvolver rapidamente em Campo Grande. Já somos mais de 50 praticantes, e esse número cresce a cada dia.

Atualmente, a principal dificuldade vivida pelos jogadores está na falta de mesas oficiais e traves. O fator prejudica e até inviabiliza a realização de torneios.

Para mitigar o problema, recentemente um grupo de 10 botonistas fez uma vaquinha e comprou cinco mesas oficiais, diretamente do Rio de Janeiro. O material deve chegar a Campo Grande na próxima quarta-feira (21).

Esses jogadores, que tiraram dinheiro do próprio bolso para apoiar a coletividade, vão ganhar um singelo reconhecimento: a carteirinha de 'parceiro da Liga Pantaneira'. É uma forma de agradecimento pela atenção e empenho dedicados ao esporte. A carteirinha também será entregue àqueles que, no ano passado, deram sua parcela de contribuição para ajudar a desenvolver o futebol de mesa.

Embora cinco mesas pareçam um número elevado, ainda é pouco perto da necessidade real. Para se ter uma ideia, o Torneio Aberto contou com 17 jogadores e seis mesas (5 delas cedidas por empréstimo). Na fase de grupos (todos contra todos), enquanto 12 jogavam, 5 folgavam, Isso gera lentidão no andamento do torneio. Tanto que foram necessárias mais de seis horas para que o campeão fosse conhecido.

Venha com a gente
Você pode se tornar um parceiro da Liga Pantaneira, contribuindo financeiramente para a aquisição de mesas, cavaletes e traves. A cota, no valor de R$ 50, dá ao jogador a isenção no pagamento de inscrição em dois campeonatos e uma etapa da liga (cada competição tem valores diferenciados). Escreva para futeboldemesams@gmail.com, deixe seus contatos e iremos até você.

Todo o dinheiro arrecadado com inscrições é revertido única e exclusivamente para a compra de materiais esportivos, troféus e medalhas. No encerramento de 2012, será publicado neste blog o balanço financeiro das atividades realizadas. Lembrando que os esforços de agora representam o embrião de uma federação, que permitirá entre outras coisas a profissionalização do esporte em Mato Grosso do Sul.

Várias barreiras já foram superadas graças aos esforços de valorosos jogadores. Mas ainda há muito a ser feito para acompanhar o ritmo de expansão da modalidade. Venha ajudar a tornar esse sonho uma realidade!

Rodrigão, o 'Vettel' do futebol de mesa

Dois campeonatos disputados este ano, dois títulos consecutivos. Ao vencer a 1ª etapa da Liga Pantaneira de futebol de mesa, disputada no último sábado (17), Rodrigo Goulart provou que não era sorte de principiante a conquista do Torneio Aberto, duas semanas antes. E já tem gente chamando o rapaz de "Sebastian Vettel" das mesas.

VEJA A TABELA COMPLETA

A 1ª etapa da Liga Pantaneira reuniu 16 jogadores, sendo que 6 estreavam em competições oficiais em 2012. O sorteio formou um "grupo da morte": caíram na mesma chave o campeão e o vice estadual de 2011, o campeão do torneio aberto 2012 e o veterano atleta federado no RJ, Ricardo Velloso. Para tentar equilibrar as forças na próxima etapa, os quatro primeiros do ranking vão ser 'cabeças de chave', isto é, divididos em dois ou mais grupos (o número varia de acordo com a quantidade de inscritos).

Na finalíssima do torneio, igualdade total: Rodrigo e Roberto empataram em 2 a 2 na ida e na volta. O título ficou com quem teve melhor campanha nas fases anteriores. Em breve, você confere no blog as fotos da premiação!

Tem mais por aí
A 2ª etapa acontece só em abril. Até lá, jogadores podem se reunir para disputar amistosos no Círculo Militar. Também vamos aproveitar para abrir espaço às outras regras, como 1 toque, 3 toques ou 12 toques. Interessados, é só ligar para 9217-7632 e marcar a agenda.

domingo, 18 de março de 2012

Ranking 2012 - confira sua posição

Após a conquista da 1ª etapa da Liga Pantaneira, o jogador Rodrigo Goulart consolidou a liderança no Ranking estadual, com 30 pontos ganhos em dois torneios disptuados. Roberto Giolo assumiu a segunda posição que era de Renato Garcia, agora o terceiro. O botonista Hélder Rafael subiu para o quarto lugar.

Confira aqui a lista completa, com 23 jogadores ranqueados até agora.

1ª etapa da Liga Pantaneira - resultados

Liga Pantaneira - 1ª etapa
Círculo Militar de Campo Grande - 17/03/2012

Participantes:
Renato TEDESCO
FERNANDO Melchior
Renato GARCIA
LUIZ Leal
RAFAEL Domingos
ALEXANDRE Romero
CHRISTIAN Camillo
HENRIQUE Moraes
RICARDO Velloso
GIL de Camillo
HÉLDER Rafael
VITOR de Camillo
TETÉ Rahe
ARY Novaes
ROBERTO Giolo
RODRIGO Goulart

* Partidas com 7x7 minutos de duração

Grupo A

   Técnico Pontos Saldo Vitórias
1. R.Garcia 17 5 5    Quartas de final
2. Luiz  14 7 4    Quartas de final
3. Christian 11 2 3    Quartas de final
4. R.Tedesco 10 1 3    Quartas de final
----------------------------------------
5. Henrique 10 -2 3
6. Alexandre 9 -1 2
7. Fernando 9 -1 1
8. Rafael 6 -11 0

Rodada 1
R.Tedesco 2 x 1 Fernando
R.Garcia 3 x 2 Luiz
Rafael  0 x 1 Alexandre (W.O.)
Christian 1 x 2 Henrique

Rodada 2
Alexandre 0 x 2 Christian
Luiz  4 x 0 Rafael
Fernando 0 x 0 R.Garcia
R.Tedesco 2 x 0 Henrique

Rodada 3
R.Garcia 1 x 0 R.Tedesco
Rafael  2 x 2 Fernando
Christian 0 x 0 Luiz
Alexandre 2 x 0 Henrique

Rodada 4
Luiz  1 x 0 Alexandre
Fernando 1 x 0 Christian
R.Tedesco 1 x 0 Rafael (W.O.)
R.Garcia 2 x 1 Henrique

Rodada 5
Rafael  0 x 1 R.Garcia (W.O.)
Christian 1 x 0 R.Tedesco
Alexandre 1 x 1 Fernando
Luiz  2 x 0 Henrique

Rodada 6
Fernando 0 x 0 Luiz
R.Tedesco 0 x 0 Alexandre
R.Garcia 1 x 1 Christian
Rafael  0 x 3 Henrique

Rodada 7
Christian 1 x 0 Rafael (W.O.)
Alexandre 0 x 1 R.Garcia
Luiz  2 x 1 R.Tedesco
Fernando 0 x 1 Henrique


Grupo B

   Técnico Pts Saldo Vitórias
1. Rodrigo 16 8 5   Quartas de final
2. Roberto 14 6 4   Quartas de final
3. Hélder 12 4 3   Quartas de final
4. Ary  11 2 3   Quartas de final
----------------------------------------
5. Ricardo 9 -4 2
6. Gil  5 -4 1
7. Vitor 5 -5 1
8. Teté  4 -7 1

Rodada 1
Ricardo 1 x 1 Gil
Hélder 4 x 0 Vitor
Teté 0 x 3 Ary
Roberto 1 x 2 Rodrigo

Rodada 2
Ary 2 x 2 Roberto
Vitor 0 x 2 Teté
Gil 1 x 2 Hélder
Ricardo 1 x 6 Rodrigo

Rodada 3
Hélder 2 x 2 Ricardo
Teté 1 x 1 Gil
Roberto 1 x 0 Vitor
Ary 3 x 4 Rodrigo

Rodada 4
Vitor 2 x 3 Ary
Gil 2 x 3 Roberto
Ricardo 2 x 1 Teté
Hélder 0 x 2 Rodrigo

Rodada 5
Teté 0 x 1 Hélder
Roberto 3 x 1 Ricardo
Ary 2 x 1 Gil
Vitor 2 x 2 Rodrigo

Rodada 6
Gil 0 x 3 Vitor
Ricardo 3 x 1 Ary
Hélder 1 x 1 Roberto
Teté 1 x 2 Rodrigo

Rodada 7
Roberto 3 x 0 Teté
Ary 1 x 1 Hélder
Vitor 2 x 2 Ricardo
Gil 3 x 1 Rodrigo


QUARTAS DE FINAL

Jogo de ida
R.Garcia 0 x 1 Ary (W.O.)
Luiz  0 x 2 Hélder
Rodrigo  6 x 0 R.Tedesco
Roberto  4 x 1 Cristian

Jogo de volta
R.Garcia 0 x 1 Ary (W.O.)
Luiz  0 x 1 Hélder
Rodrigo  3 x 0 R.Tedesco
Roberto  2 x 1 Cristian

SEMIFINAL

Jogo de ida
Ary 2 x 3 Roberto
Hélder 2 x 3 Rodrigo

Jogo de volta
Ary 0 x 1 Roberto
Hélder 2 x 1 Rodrigo

PLAYOFF DE 5º A 8º LUGAR

R.Garcia 0 x 1 Christian (W.O.)
Luiz  1 x 0 R.Tedesco

DECISÃO DE 5º LUGAR
Luiz 1 x 0 Christian

DECISÃO DE 7º LUGAR
R.Garcia 0 x 1 R.Tedesco (W.O.)

DECISÃO DE 3º LUGAR
Ary 0 x 2 Hélder

FINAL
Rodrigo 2 x 2 Roberto
Roberto 2 x 2 Rodrigo*

[*Obs. Devido à falta de um regulamento prévio, o título foi erroneamente atribuído a Rodrigo Goulart. Identificada a falha nos critérios de desempate, inverteram-se as medalhas e o campeão foi Roberto Giolo]

*** Campeão: ROBERTO Giolo ***

POSIÇÕES FINAIS

   Técnico J V
1. Roberto 13 8
2. Rodrigo 13 8
3. Hélder 12 7
4. Ary  12 5
5. Luiz  11 6
6. Christian 11 4
7. R.Tedesco 11 4
8. R.Garcia 11 5
9. Henrique 7 3
10. Ricardo 7 2
11. Alexandre 7 2
12. Fernando 7 1
13. Gil  7 1
14. Vitor 7 1
15. Teté 7 1
16. Rafael 7 0

ESTATÍSTICAS
Número de jogos realizados: 75
Total de gols marcados: 194
Média de 2,6 gols por partida
Ataque mais positivo: Rodrigo Goulart (36) (2,77 gols/jogo)
Defesa menos vazada: Alexandre Romero (5) (0,7 gol/jogo)

ARTILHARIA (BOTÕES)
6 gols: camisa 7 (Rodrigo)
 camisa 21 (Rodrigo)
 camisa 9 (Roberto)
 camisa 8 (Roberto
5 gols: camisa 10 (Hélder)
        camisa 10 (Roberto)

sexta-feira, 16 de março de 2012

1ª etapa da Liga Pantaneira: último dia de inscrição


Encerram-se nesta sexta-feira (16) as inscrições para a 1ª etapa da Liga Pantaneira de Futebol de Mesa. As partidas serão disputadas no sábado (17), a partir das 9h30, no Círculo Militar de Campo Grande (Av. Afonso Pena, 107).

Garanta sua vaga pelo telefone (67) 9217-7632 ou e-mail futeboldemesams@gmail.com. A competição vale pontos para o ranking 2012, e a corrida pela liderança já começou! Não fique de fora!

quinta-feira, 15 de março de 2012

Grupo para compras no RJ


Galera, nosso amigo Rodrigo Goulart convida a todos que tiverem interesse em comprar botões e acessórios na Frandian Botões (RJ). Ele pretende fazer o pedido na segunda-feira. Cada um paga o seu pedido e economiza no frete.

Clique na imagem para visitar a loja virtual, parece que tem muita coisa bacana lá. Pedidos, encaminhem para futeboldemesams@gmail.com.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Torneio Aberto de Futebol de Mesa - Resultados

Torneio Aberto de Futebol de Mesa


Círculo Militar de Campo Grande - 03/03/2012

Participantes:
DIEGO Goulart
RICARDO Velloso
LUCAS Coelho
Fernando MELCHIOR
PAULO Cançado
RAFAEL Domingos
José Ubirajara Coelho Jr. (BIRA)
RENATO Garcia
Fernando REIS
VITOR de Camillo
GIL de Camillo
RODRIGO Goulart
CHRISTIAN Camillo
HÉLDER Rafael
ROBERTO Giolo
JÚLIO CÉSAR Ramos
NEWTON Verbisck

* Partidas com 7x7 minutos de duração

Grupo A

   Técnico Pontos Saldo Vitórias
1. Ricardo 20 12 6    Quartas de final
2. Renato 13 5 4    Quartas de final
3. Paulo 11 -1 3    Quartas de final
4. Rafael 11 -4 3    Quartas de final
----------------------------------------
5. Diego 10 0 2
6. Bira  9 0 1
7. F.Reis 9 0 1
8. Lucas 6 -6 1
9. F.Melchior 4 -6 0

Rodada 1
Ricardo  0 x 0 F.Reis
Lucas  0 x 2 Renato
F.Melchior 0 x 0 Bira
Paulo  1 x 2 Rafael

Rodada 2    
Diego  0 x 0 F.Reis
Ricardo  2 x 2 Bira
Lucas  1 x 2 Rafael
F.Melchior 0 x 1 Paulo
 
Rodada 3   
Diego  1 x 2 Renato
F.Reis  1 x 1 Bira
Ricardo  3 x 0 Paulo
Lucas  0 x 0 F.Melchior

Rodada 4   
Diego  2 x 1 Bira
Renato  3 x 0 Rafael
F.Reis  1 x 0 Paulo
Ricardo  3 x 1 Lucas

Rodada 5  
Diego  1 x 0 Rafael
Bira  2 x 2 Paulo
Renato  3 x 0 F.Melchior
F.Reis  0 x 1 Lucas

Rodada 6
Diego  1 x 1 Paulo
Rafael  1 x 0 F.Melchior
Bira  0 x 0 Lucas
Renato  2 x 4 Ricardo

Rodada 7
Diego  2 x 2 F.Melchior
Paulo  3 x 1 Lucas
Rafael  2 x 5 Ricardo
Renato  0 x 0 F.Reis

Rodada 8
Diego  3 x 3 Lucas
F.Melchior 1 x 2 Ricardo
Rafael  0 x 0 F.Reis
Bira  1 x 0 Renato

Rodada 9
Diego  2 x 3 Ricardo
F.Melchior 1 x 1 F.Reis
Paulo  1 x 0 Renato
Rafael  1 x 1 Bira


Grupo B

   Técnico Pts Saldo Vitórias
1. Roberto 19 11 6   Quartas de final
2. Rodrigo 13 3 4   Quartas de final
3. Christian 12 -2 4   Quartas de final
4. Hélder 10 2 3   Quartas de final
----------------------------------------
5. Gil  10 2 2
6. Vitor 5 -3 1
7. Júlio César 5 -7 1
8. Newton 4 -6 1

Rodada 1
Rodrigo  2 x 0 Newton
Cristian 1 x 0 Julio Cesar
Helder  2 x 3 Roberto
    
Rodada 2
Gil   1 x 1 Julio Cesar
Rodrigo  0 x 2 Roberto
Cristian 3 x 2 Helder
    
Rodada 3
Vitor   0 x 0 Newton
Gil   0 x 0 Helder
Rodrigo  0 x 1 Cristian
    
Rodada 4
Vitor   0 x 0 Julio Cesar
Newton  0 x 2 Roberto
Gil   1 x 1 Rodrigo
    
Rodada 5
Vitor   0 x 1 Roberto
Julio Cesar 0 x 2 Helder
Newton  0 x 1 Cristian
    
Rodada 6
Vitor   2 x 4 Helder
Roberto  2 x 0 Cristian
Julio Cesar 0 x 2 Rodrigo
Newton  1 x 0 Gil 

Rodada 7
Vitor   2 x 0 Cristian
Helder  2 x 3 Rodrigo
Roberto  1 x 1 Gil 
    
Rodada 8
Vitor   0 x 1 Rodrigo
Cristian 0 x 2 Gil 
Julio Cesar 1 x 0 Newton
    
Rodada 9
Vitor   1 x 2 Gil 
Helder  1 x 0 Newton
Roberto  3 x 0 Julio Cesar

QUARTAS DE FINAL

Jogo de ida
Ricardo    2 x 1    Helder
Renato    3 x 0    Cristian
Roberto    3 x 1    Rafael
Rodrigo    1 x 0    Paulo

Jogo de volta
Ricardo    4 x 2    Helder
Renato    1 x 2    Cristian
Roberto    3 x 2    Rafael
Rodrigo    0 x 1    Paulo

SEMIFINAL

Ricardo     3 x 3 Rodrigo
Renato     1 x 2 Roberto
    
Ricardo     0 x 4 Rodrigo
Renato      6 x 3 Roberto

PLAYOFF DE 5º A 8º LUGAR

Helder  4 x 2 Paulo
Christian 1 x 0 Rafael

DECISÃO DE 5º LUGAR
Helder  3 x 0 Christian

DECISÃO DE 7º LUGAR
Paulo*  1 x 1 Rafael 
[*melhor campanha]

DECISÃO DE 3º LUGAR

Ricardo  0 x 2 Roberto
Roberto  2 x 0 Ricardo

FINAL

Rodrigo  1 x 0 Renato
Renato  2 x 1 Rodrigo*
[* melhor campanha]

*** Campeão: RODRIGO Goulart ***

POSIÇÕES FINAIS

   Técnico J V
1. Rodrigo 13 7
2. Renato 14 7
3. Roberto 13 11
4. Ricardo 14 8
5. Hélder 11 5
6. Christian 11 6
7. Paulo 12 4
8. Rafael 12 3
9. Gil  7 2
10. Diego 8 2
11. Bira 8 1
12. F.Reis 8 1
13. Lucas 8 1
14. Vitor 7 1
15. Júlio César 7 1
16. Newton 7 1
17. F.Melchior 8 0

ESTATÍSTICAS
Número de jogos realizados: 84
Total de gols marcados: 210
Média de 2,5 gols por partida
Ataque mais positivo: Ricardo Velloso (31)
Defesa menos vazada: Fernando Reis (3)
Melhor aproveitamento: Roberto Giolo (87,18%)

ARTILHARIA (BOTÕES)
8 gols: camisa 11 (Ricardo)
6 gols: camisa 7 (Rafael)
        camisa 9 (Renato) 
        camisa 10 (Renato)
        camisa 5 (Roberto)
        camisa 8 (Roberto)

terça-feira, 13 de março de 2012

Este goleiro é o terror dos atacantes!!


Debaixo das traves, o goleiro da foto acima é sólido como uma rocha. Literalmente! Feito de granito, está à venda no Mercado Livre (aqui).

A peça tem as medidas oficiais da regra dadinho: 8 cm de largura por 3,5 cm de altura. Excede um pouco na espessura, pois possui 2 cm, contra 1,5 cm da regra. Apesar das características parcialmente atendidas, o material usado contraria as normas do jogo. As faces devem ser revestidas de acrílico.

Alguém arriscaria mandar seu botão dividir bola com esse goleiro?

Convite: 1ª etapa da Liga Pantaneira



A bola vai rolar no próximo sábado, 17 de março, para a 1ª etapa da Liga Pantaneira de Futebol de Mesa.

É a partir das 9h30, no Círculo Militar de Campo Grande (av. Afonso Pena, 107 - bairro Amambaí).

Lembrando que a Liga Pantaneira terá oito etapas, e todas contam ponto para o ranking estadual 2012.

Por favor, confirme sua participação por e-mail (futeboldemesams@gmail.com) ou telefone (67) 9217-7632. Valor da inscrição: R$ 10,00.

sexta-feira, 9 de março de 2012

Fotos do Torneio Aberto de futebol de mesa: os 8 melhores

Roberto Giolo (3º), Ricardo Velloso (4º), Renato Garcia (2º),
Rodrigo Goulart (1º)

Hélder Rafael (5º), Paulo Cançado (7º), Rafael (8º), Christian (6º)

Sábado é dia de treinos livres


Venha jogar futebol de mesa com a gente! É neste sábado, 10 de março, no Círculo Militar, a partir das 14 horas. Compareça!

quarta-feira, 7 de março de 2012

Tem botão na Morena! Agora sim!



O Globo Esporte regional exibiu nesta quarta-feira (7) a reportagem sobre o futebol de mesa em Campo Grande. A "transmissão" global de Botafogo e Vasco foi "narrada" pelo rubro-negro Rafael Domingos, com "comentários nada imparciais" do Renato Garcia. Confira aí!

http://globoesporte.globo.com/ms/videos/t/edicoes/v/flamengo-e-vasco-no-futebol-de-mesa-tem-ate-narrador-e-comentarista/1845777/

terça-feira, 6 de março de 2012

TV Brasil Pantanal faz cobertura do torneio aberto de futebol de mesa


A cobertura do Torneio Aberto de futebol de mesa foi o tema do programa Giro do Esporte, apresentado por Eva Regina, que foi ao ar na segunda-feira, 4 de março, na TV Brasil Pantanal. Valeu Regininha!

UOL publica reportagem sobre futebol de mesa


Saiu no UOL Esporte uma reportagem sobre o resgate do futebol de mesa entre os jovens em São Paulo. Confiram a matéria completa no link abaixo:

Em busca de novos praticantes, futebol de mesa esbarra em violência, distâncias e videogame

segunda-feira, 5 de março de 2012

Futebol de mesa na mídia

Rafael Domingos se preparando para fazer sua especialidade: um Field Goal
O Torneio Aberto de futebol de mesa, evento que abriu o calendário 2012 da modalidade em Campo Grande, chamou a atenção dos mais importantes veículos de comunicação de nosso estado.

Emissoras como o SBT, a TV Brasil Pantanal e a TV Morena, e jornais online, como o Diário Digital, acompanharam nossas atividades antes e durante a competição. Outros veículos impressos e eletrônicos também repercutiram a abertura das inscrições.

Fiquem ligados que nesta segunda-feira (5) o Globo Esporte regional deve exibir uma reportagem sobre o futebol de mesa por volta das 12h45. A TV Brasil Pantanal também, só que mais tarde, por volta das 18 horas.


De onde o Lucas Coelho tirou tanta compenetração?

No futebol de mesa de hoje em dia, tudo é personalizável. 

sábado, 3 de março de 2012

Torneio Aberto de futebol de mesa: Rodrigo Goulart campeão!

O botonista Rodrigo Goulart sagrou-se campeão do Torneio Aberto de futebol de mesa, ao derrotar Renato Garcia na final disputada neste sábado, 3 de março, no Círculo Militar em Campo Grande. Com o resultado, ambos os finalistas carimbaram passaporte para o Campeonato Sul-Mato-Grossense 2012, que será disputado no fim da temporada.

Estreante na regra dadinho, Rodrigo fez uma campanha surpreendente na 1ª fase, avançando às quartas como segundo de seu grupo de 8 jogadores. Renato também se classificou em segundo, mas o grupo dele tinha 9 jogadores.

Na semifinal, Renato e Rodrigo impuseram respeito aos adversários: enquanto Renato goleou o atual vice-campeão estadual, Roberto Giolo, por 6 a 3 na segunda partida da semi, Rodrigo despachou o veterano Ricardo Velloso com um 4 a 0, também no segundo jogo. Na finalíssima, Rodrigo estava com a vantagem e soube aproveitar o placar favorável para garantir a conquista.

Roberto Giolo ficou com a 3ª colocação, e Ricardo Velloso, com a 4ª. O atual campeão estadual, Hélder Rafael, chegou apenas em 5º. Christian Camillo foi o 6º, Paulo Cançado o 7º, e Rafael Domingos, o 8º. Todos os 17 participantes do evento pontuaram no ranking oficial 2012.

A tabela completa de jogos, o ranking atualizado e as fotos do evento, você acompanha em breve no blog.

Os organizadores agradecem a todos os jogadores que participaram do campeonato, contribuindo para o sucesso do evento e ajudando a impulsionar o futebol de mesa em Mato Grosso do Sul.

Fiquem ligados!
O próximo compromisso é a 1ª etapa da Liga Pantaneira de futebol de mesa, no Círculo Militar, neste mês de março. Venha se divertir com a gente: inscreva-se pelo e-mail futeboldemesams@gmail.com ou (67) 9217-7632 (Hélder).

E o Lamartine veio!

O companheiro Lamartine Ribeiro atendeu aos nossos apelos e compareceu ao Torneio Aberto de futebol de mesa!! Durante a tarde do último sábado, 3 de março, Lamartine conheceu a regra dadinho e até bateu uma bolinha com dois jogadores, o Fernando Reis e o Rafael Domingos.

Lamartine era ansiosamente aguardado por alguns botonistas da cidade porque sua coleção de mais de 1 mil botões despertou a curiosidade da galera. Com um pouco de prática, quem sabe ele não esteja jogando com a gente nos próximos torneios? Seja bem-vindo!

Critérios de desempate: observação importante

Amigos do blog, o botonista Roberto Giolo chama a atenção para o fato de que o artigo 7º da regra oficial do dadinho já prevê uma sequência de critérios de desempate, o qual segue transcrito abaixo:


1- Número de Vitórias
2- Saldo de gols
3- Gols pró
4- Confronto direto

Favor desconsiderar o post em que o saldo de gols aparece em 1º da lista. No segundo post sobre o mesmo assunto, três critérios aparecem invertidos e há um quinto que não foi contemplado pela regra.

Entretanto, vale a recomendação de anunciar aos participantes de todo e qualquer campeonato quais são os critérios em vigor (art. 7º), para que não surjam dúvidas posteriores.

Em suma: se está na regra, seguiremos a regra.

sexta-feira, 2 de março de 2012

Reportagem na TV Brasil Pantanal

Galera, para quem perdeu a reportagem exibida nesta sexta-feira (2) na TV Brasil Pantanal, ou quer assistir novamente, aqui está o vídeo.


Atualização: critérios de desempate

Observação importante: o artigo 7º da regra já prevê critérios de desempate. Ver aqui

Publico aqui a sugestão do Ricardo Velloso, que propôs nova ordem para os critérios de desempate. De acordo com o botonista, a vitória é mais importante do que o saldo de gols e, por isso, deve prevalecer como quesito para desempatar jogadores com mesmo número de pontos.

Segue, abaixo, a proposta de Ricardo Velloso:


1. Maior número de vitórias;
2. Confronto direto;
3. Saldo de gols;
4. Gols-pró;
5. Jogo-extra. Em persistindo o empate, decisão por pênaltis.

Velloso se diz contrário à opção tradicional do saldo de gols como fator de desempate porque pode premiar aquele "goleador de um jogo só", ou seja, aquele que fez muitos gols em uma partida, mas teve um desempenho apenas razoável no restante da competição. Mais justo seria, na opinião do botonista, premiar o jogador que venceu mais vezes ao longo do torneio.

Os botões do Lamartine

Dá uma olhada na coleção de botões do Lamartine Ribeiro, superintendente do Procon em Mato Grosso do Sul. As fotos foram cedidas por Rafael Domingos.

E um recado para o Lamartine: esperamos você no campinho para um duelo!











Critérios de desempate nos torneios oficiais 2012

Observação importante: o artigo 7º da regra já prevê critérios de desempate. Ver aqui

O assunto interessa a todos os participantes de campeonatos em 2012. A lista a seguir é uma proposta de critérios para desempatar casos em que dois ou mais jogadores alcançam o mesmo número de pontos. A relação apresentada está em ordem de prioridade.

Recomenda-se que, antes do início de qualquer torneio, a lista seja anunciada a todos os jogadores, para evitar dúvidas posteriores. Caso haja divergências sobre a ordem dos itens, os participantes podem chegar um acordo comum e alterar a relação.

1. Saldo de gols
2. Número de vitórias
3. Total de gols pró
4. Confronto direto
5. Aproveitamento*

* Fórmula do aproveitamento (%): (pontos conquistados no torneio divididos pelo número de jogos realizados vezes o valor da vitória) vezes 100.

Assista hoje! Tem botão na TV!


Hoje tem botão na Morena!!

Nesta sexta-feira, 2 de março, duas emissoras de TV vão mostrar reportagens sobre o futebol de mesa em Campo Grande.

A TV Morena (canal 6) exibe a matéria no Globo Esporte, que vai ao ar às 12h45, logo após o MSTV 1ª edição.

Já a TV Brasil Pantanal (canal 4) apresenta o botonismo no Repórter MS, às 18 horas.

Lembrando a todos que no sábado, a partir das 8h30, a bola rola no Torneio Aberto de futebol de mesa. Quem não confirmou a inscrição, ainda dá tempo! Entre em contato: 9217-7632 (Hélder) ou 9278-7194 (Rafael)

quinta-feira, 1 de março de 2012

Treinos livres no Círculo Militar - resultados

Cene Círculo Militar de Campo Grande Comercial Sport Gym Operário Sobotoms