sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Regulamento - 2º Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol de Mesa - modalidade dadinho


FEDERAÇÃO DE FUTEBOL DE MESA DE MATO GROSSO DO SUL - FEFUMEMS

2º CAMPEONATO SUL-MATO-GROSSENSE DE FUTEBOL DE MESA - MODALIDADE DADINHO

REGULAMENTO

1) DA REALIZAÇÃO DO EVENTO

a) O 2º Campeonato Sul-Mato-Grossense de futebol de mesa – modalidade dadinho, organizada pela FEFUMEMS, é composto de duas séries: Ouro e Prata.

b) A Série Ouro contará com 14 jogadores. Terão direito assegurado de participar da Série Ouro os seguintes jogadores: campeões e vice-campeões de cada um dos eventos realizados em 2012 (Torneio Aberto, Liga Pantaneira e Copa MS); e jogadores mais bem ranqueados na data após o término da 8ª etapa da Liga Pantaneira, que preencherão as vagas remanescentes, se houver.

c) A Série Prata contará com 8 jogadores. Excluindo-se aqueles que atenderem aos critérios da Série Ouro, poderão participar todos os demais jogadores, por ordem de posição no ranking.

2) DA PARTICIPAÇÃO

a) As datas e locais de realização das etapas, assim como os valores de inscrição, serão amplamente divulgados por meio de e-mails, página oficial (http://www.fefumems.org.br) e imprensa.

b) A confirmação das inscrições encerra-se com 02 (dois) dias de antecedência em relação à data do evento, devendo os jogadores efetuarem o pagamento da taxa antes do início dos jogos, bem como apresentarem o respectivo comprovante aos organizadores.

c) O tempo máximo de tolerância para atrasos é de 15 (quinze) minutos. Jogadores que chegarem ao local com o prazo de tolerância esgotado não poderão disputar o torneio.

3) DO MATERIAL

Os atletas devem manter seus times em conformidade com a regra dadinho (consultar aqui), no que se refere às dimensões e à numeração. Súmulas e caneta para anotação de gols e artilharia serão fornecidas pela FEFUMEMS.

4) DA FÓRMULA DE DISPUTA

4.1) DA COMPOSIÇÃO DE GRUPOS E CABEÇAS-DE-CHAVE

4.1.1) SÉRIE OURO - PRIMEIRA FASE

a) Os 14 jogadores serão distribuídos em 2 grupos de 7. Os dois melhores colocados de cada série no Ranking MS 2012 no dia do evento (disponível em http://www.fefumems.org.br) e que estiverem presentes na competição serão os cabeças-de-chave. A designação de grupos para os cabeças-de-chave será feita mediante sorteio. Esse processo de escolha antecederá o sorteio dos demais jogadores.

b) Em cada grupo, todos jogarão contra todos em turno único. Avançam às quartas de final os quatro primeiros colocados de cada grupo.

c) Caso dois ou mais jogadores terminem a fase empatados em número de pontos, os critérios de desempate devem ser aplicados na ordem que se segue: maior número de vitórias; maior saldo de gols; maior número de gols pró; confronto direto; sorteio.

4.1.2) SÉRIE PRATA - PRIMEIRA FASE

a) Os 8 jogadores serão distribuídos em apenas um grupo. Todos jogarão contra todos em turno único. Avançam às semifinais os quatro primeiros colocados.

b) Caso dois ou mais jogadores terminem a fase empatados em número de pontos, os critérios de desempate devem ser aplicados na ordem que se segue: maior número de vitórias; maior saldo de gols; maior número de gols pró; confronto direto; sorteio.

4.1.3) QUARTAS DE FINAL (SÉRIE OURO)

a) Terão caráter eliminatório e serão disputadas em jogo único. O emparceiramento de adversários deve acompanhar a seguinte ordem: 1ºA x 4ºB (jogo 1); 2ºA x 3ºB (jogo 2); 3ºA x 2ºB (jogo 3); 4ºA x 1ºB (jogo 4).

b) Em caso de empate no tempo normal, a classificação será definida pelo critério de melhor campanha na primeira fase.

4.1.4) SEMIFINAIS (SÉRIE OURO)

a) Terão caráter eliminatório e serão disputadas em jogo único. O emparceiramento de adversários deve acompanhar a seguinte ordem: vencedor jogo 1 x vencedor jogo 3 (Chave A); vencedor jogo 2 x vencedor jogo 4 (Chave B).

b) Em caso de empate no tempo normal, haverá prorrogação de dois tempos de 3 minutos e 30 segundos. Persistindo a igualdade, a decisão será por pênaltis. Deixam de prevalecer os critérios de melhor campanha.

4.1.5) SEMIFINAIS (SÉRIE PRATA)

a) Terão caráter eliminatório e serão disputadas em jogo único. O emparceiramento de adversários deve acompanhar a seguinte ordem: 1º colocado x 4º colocado (Chave A); 2º colocado x 3º colocado (Chave B).

b) Em caso de empate no tempo normal, haverá prorrogação de dois tempos de 3 minutos e 30 segundos. Persistindo a igualdade, a decisão será por pênaltis. Deixam de prevalecer os critérios de melhor campanha.

4.1.6) FINAL (SÉRIES OURO E PRATA)

a) Será disputada em jogo único. O emparceiramento de adversários deve acompanhar a seguinte ordem:  vencedor Chave A x vencedor Chave B.

b) Em caso de empate no tempo normal, haverá prorrogação de dois tempos de 3 minutos e 30 segundos. Persistindo a igualdade, a decisão será por pênaltis. Deixam de prevalecer os critérios de melhor campanha.

4.1.7) DECISÃO DE 5º A 8º LUGAR

a) Eliminados nas quartas de final vão compor duas chaves alternadas (perdedor jogo 1 x perdedor jogo 3; perdedor jogo 2 x perdedor jogo 4), para disputar vaga em jogo único. Quem vencer, decide o 5º lugar, também em jogo único. Os perdedores decidem o 7º lugar, em jogo único.

b) Em caso de empate no tempo normal, haverá prorrogação de dois tempos de 3 minutos e 30 segundos. Persistindo a igualdade, a decisão será por pênaltis.

4.1.8) DECISÃO DE 3º LUGAR

a) Eliminados nas semifinais vão disputar a 3ª posição em jogo único (perdedor Chave A x perdedor Chave B).

b) Em caso de empate no tempo normal, haverá prorrogação de dois tempos de 3 minutos e 30 segundos. Persistindo a igualdade, a decisão será por pênaltis.

5) DA PONTUAÇÃO PARA O RANKING

5.1) SÉRIE OURO

1º - 60 pontos
2º - 57 pontos
3º - 55 pontos
4º - 53 pontos
5º - 52 pontos
6º - 51 pontos
7º - 50 pontos
8º - 49 pontos
9º - 48 pontos
10º - 47 pontos
11º - 46 pontos
12º - 45 pontos
13º - 44 pontos
14º - 43 pontos

5.2) SÉRIE PRATA

1º - 40 pontos
2º - 36 pontos
3º - 33 pontos
4º - 31 pontos
5º - 28 pontos
6º - 27 pontos
7º - 26 pontos
8º - 25 pontos

6) DA ARBITRAGEM

a) Sempre que algum atleta julgar necessário, e havendo a disponibilidade, poderá solicitar aos organizadores do evento a presença de um árbitro durante a partida. O pedido deverá, obrigatoriamente, ser feito antes do início da partida. A decisão do árbitro é soberana e deve ser acatada pelos atletas.

b) Todo atleta que estiver apto e disponível para arbitrar uma partida, mas se negar a fazê-lo, estará sujeito à advertência verbal. Em caso de reincidência, o atleta poderá perder 1 (um) ponto no ranking.

7) DAS OCORRÊNCIAS

Caso haja alguma ocorrência de natureza grave durante a realização de uma partida, as partes envolvidas deverão fazer um relato por escrito, após o término do jogo, e encaminhar o documento à FEFUMEMS, que irá apurar os fatos e tomar as devidas providências, convocando, se preciso for, as partes.

8) DO W.O. E DO ABANDONO

a) Para todos os efeitos, o W.O. constitui-se de derrota por 1 a 0 para o atleta ausente na data e horário do jogo.

b) Caso o jogador tenha jogos pendentes e não esteja presente no local e horário da partida, a organização concederá 15 minutos de tolerância. Se o prazo se esgotar e o atleta continuar ausente, terá W.O. declarado em seu desfavor.

c) Se o jogador faltar ao segundo jogo na mesma competição, o fato caracteriza abandono. O atleta ausente será automaticamente eliminado do torneio. Além disso, o abandono dará direito de reversão do resultado para todos os botonistas que tiverem empatado ou perdido antes do fato consumado. O novo resultado será a vitória simples (1 a 0).

d) O jogador que, em uma mesma temporada, abandonar duas competições promovidas pela FEFUMEMS, será punido com suspensão automática. A pena terá vigência de um torneio, independentemente da característica da competição (copa, etapa, campeonato etc.) e do ano em que for realizado. Em caso de reincidência (isto é, dois novos abandonos), a pena será acrescida de um torneio, e assim sucessivamente.

9) DA PREMIAÇÃO

Serão premiados com troféus do 1º ao 4º colocados da Série Ouro e o campeão da Série Prata. Receberão medalhas os jogadores que ficarem entre 5º e 8º lugares da Série Ouro e entre 2º e 4º lugares da Série Prata.

10) DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Os casos omissos ou duvidosos deverão ser resolvidos, nos termos estatutários, pela diretoria da FEFUMEMS, entidade organizadora do 2º Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol de Mesa – modalidade dadinho.

Campo Grande, MS, 07 de dezembro de 2012.

Hélder Rafael - Presidente
Federação de Futebol de Mesa de Mato Grosso do Sul (FEFUMEMS)

2 comentários:

Com essa pontuação para o Ranking mesmo o Rodrigão Chegando em último lugar ele não perde mais a liderança...

O Campeonato Estadual de futebol de mesa madalidade dadinho é um torneio unico assim o campeão do certame se ganhar o titulo independente das ligas e resultados do longo do ano sera o campeão Estadual ou os pontos continuarão contando. Boa Sorte a todos que irão participar.

Postar um comentário

Cene Círculo Militar de Campo Grande Comercial Sport Gym Operário Sobotoms