domingo, 5 de agosto de 2012

Mensagem da Catalunha aos amigos do Brasil

Caros amigos do Futebol de Mesa em MS,

queremos registrar que o blog recebeu esta semana o contato do botonista Carlos Garcia, vice-presidente e tesoureiro do Barcelona Futbol Botons Associació. Ele nos agradeceu pelo artigo publicado aqui no blog e explicou um pouco mais sobre as atividades desenvolvidas por seu grupo na Catalunha.

Carlos nos conta que, em um ano e meio, foram criadas três associações para a prática do futebol de mesa na Catalunha. A mais recente foi fundada no povoado de San Joan Despi, bem próximo a Barcelona. As outras duas associações ficam em Esplugues de Llobregat (EFBA) e em Barcelona (BFBA), esta sediada no bairro de Sant Antoni. Em julho, um torneio com 16 participantes marcou a inauguração da associação em San Joan Despi.

Pesquisando nos blogs, podemos notar que os botões usados pelos catalães são diferentes do que os brasileiros usam atualmente. Lá, o material assemelha-se ao botão de casaco, e lembra muito os botões usados no Brasil nas décadas de 1960 e 1970, antes do emprego do acrílico na confecção.

Times de botão da Catalunha
A regra na Catalunha é semelhante à regra "1 toque", que no Brasil se pratica bastante no Rio Grande do Sul e na Bahia. A particularidade da regra catalã é que são permitidos até cinco passes, ou seja, quando a bola bate no botão do mesmo time ao ser tocada. Na regra gaúcha, por exemplo, só é permitido um passe deste tipo.

A grande diferença está no goleiro: enquanto que no Brasil se usam peças retangulares, de diversos tamanhos, na Catalunha é um botão de dimensões maiores que os jogadores. Deve sair gol com muita facilidade por lá!

Os catalães também desenvolvem um trabalho muito interessante com crianças e adolescentes. Em junho, fizeram a Eurocopa com 32 participantes, apenas crianças, de todas as associações da Catalunha. Recomendamos assistir ao vídeo! (clique aqui)

 
Conheça o blog de algumas associações catalãs:

Esplugues de Llobregat - http://espluguesfutbolbotonsassociacio.blogspot.com.es

Barcelona - http://bfbasantantoni.blogspot.com/

San Joan Despi - http://sjdfbaadn.blogspot.com/

0 comentários:

Postar um comentário

Cene Círculo Militar de Campo Grande Comercial Sport Gym Operário Sobotoms