sexta-feira, 20 de abril de 2012

(REGULAMENTO) Liga Pantaneira de Futebol de Mesa - modalidade dadinho

FEDERAÇÃO DE FUTEBOL DE MESA DE MATO GROSSO DO SUL - FEFUMEMS

LIGA PANTANEIRA - MODALIDADE DADINHO

REGULAMENTO (atualizado em 22 de janeiro de 2014, conforme mudanças propostas pelos botonistas após audiências presencial e online em dezembro de 2013)

1) DA COMPETIÇÃO

a) A Liga Pantaneira de Futebol de Mesa – modalidade dadinho, organizada pela FEFUMEMS, é composta de 07 (sete) etapas durante o ano de 2014.

b) Só somará pontos no torneio aquele botonista que, no ano vigente, estiver filiado a qualquer um dos clubes da Federação e regularmente federado, com as taxas em dia.

c) Será proclamado campeão da Liga Pantaneira o botonista que somar mais pontos ao término das 07 (sete) etapas. Em caso de igualdade de pontos entre dois ou mais botonistas, o critério de desempate será: i) maior número de etapas conquistadas; ii) maior número de segundos lugares nas etapas; iii) maior número de terceiros lugares nas etapas.

2) DA PARTICIPAÇÃO

a) As datas e locais de realização das etapas, assim como os valores de inscrição, serão amplamente divulgados por meio de e-mails, página oficial (http://www.fefumems.org.br) e imprensa.

b) As inscrições encerram-se um dia antes do evento, devendo os jogadores efetuar o pagamento da taxa ou comprovar a adimplência até o horário de início do evento, importando para isso a apresentação do respectivo comprovante aos organizadores.

c) O tempo máximo de tolerância para atrasos é de duas partidas, contadas a partir do início da competição. Jogadores que chegarem ao local com o prazo de tolerância esgotado estarão automaticamente excluídos do torneio.

3) DO MATERIAL

Os atletas devem manter seus times em conformidade com a regra dadinho, no que se refere às dimensões e à numeração. Súmulas e caneta para anotação de gols e artilharia serão fornecidas pela FEFUMEMS.

4) DA FÓRMULA DE DISPUTA

4.1) DA CABEÇA DE CHAVE

a) Os botonistas mais bem colocados na Liga Pantaneira 2014 e que estiverem inscritos e presentes no dia do evento serão os cabeças de chave. A exceção fica por conta da primeira etapa, em que será considerado o Ranking 2013 da modalidade Dadinho.

b) A quantidade de cabeças de chave varia de acordo com o número de grupos da 1ª fase, e fica estipulada da seguinte forma:

- 2 (dois) grupos: 4 (quatro) cabeças de chave (dois por grupo);
- 3 (três) grupos: 3 (três) cabeças de chave (um por grupo);
- 4 (quatro) grupos: 4 (quatro) cabeças de chave (um por grupo);
- 5 (cinco) grupos: 5 (cinco) cabeças de chave (um por grupo).

c) Os cabeças de chave terão seu grupo designado por meio de sorteio. Esse processo de escolha antecederá o sorteio dos demais jogadores.

4.2) DA PRIMEIRA FASE

4.2.1) ATÉ 9 (NOVE) JOGADORES INSCRITOS

a) A fórmula de disputa será "todos contra todos" em turno único. O campeão será aquele que somar mais pontos ao término das disputas.

b) Caso dois ou mais jogadores terminem o campeonato empatados em número de pontos, os critérios de desempate devem ser aplicados na ordem que se segue: maior número de vitórias; maior saldo de gols; maior número de gols pró; confronto direto; sorteio.

4.2.2) 10 (DEZ) OU MAIS JOGADORES INSCRITOS

a) Nenhum grupo poderá ter mais do que sete jogadores. Logo, a 1ª fase estará sempre limitada a sete rodadas, em turno único.

b) Ao término da 1ª fase, classificam-se oito jogadores para as quartas de final.

c) Caso dois ou mais jogadores terminem a 1ª fase empatados em número de pontos, os critérios de desempate devem ser aplicados na ordem que se segue: maior número de vitórias; maior saldo de gols; maior número de gols pró; confronto direto; sorteio.

4.2.3) DIVISÕES DE GRUPOS

a) DIVISÃO EM 2 GRUPOS (Sempre avançam 4 de cada grupo)

10 jogadores - 2 grupos de 5
11 jogadores - 1 grupo de 5 + 1 grupo de 6
12 jogadores - 2 grupos de 6
13 jogadores - 1 grupo de 7 + 1 grupo de 6
14 jogadores - 2 grupos de 7

b) DIVISÃO EM 3 GRUPOS (Situação #1: avançam 2 de cada grupo e 2 melhores terceiros)

15 jogadores - 3 grupos de 5
18 jogadores - 3 grupos de 6
21 jogadores - 3 grupos de 7

c) DIVISÃO EM 3 GRUPOS (Situação #2)

17 jogadores - 2 grupos de 6 + 1 grupo de 5 (cada grupo de 6 classifica 3, e o grupo de 5 classifica 2)

d) DIVISÃO EM 3 GRUPOS (Situação #3)

19 jogadores - 2 grupos de 6 + 1 grupo de 7 (cada grupo de 6 classifica 2, além do melhor terceiro dentre os grupos de 6. Grupo de 7 classifica 3)
16 jogadores - 2 grupos de 5 + 1 grupo de 6 (cada grupo de 5 classifica 2, além do melhor terceiro dentre os grupos de 5. Grupo de 6 classifica 3)

e) DIVISÃO EM 4 GRUPOS (Sempre avançam 2 de cada grupo)

20 jogadores - 4 grupos de 5
22 jogadores - 2 grupos de 6 + 2 grupos de 5
23 jogadores - 3 grupos de 6 + 1 grupo de 5
24 jogadores - 4 grupos de 6

f) DIVISÃO EM 5 GRUPOS

25 jogadores - 5 grupos de 5 (avança 1 de cada grupo e os três melhores segundos)
26 jogadores - 4 grupos de 5 + 1 grupo de 6 (avança 1 de cada grupo de 5, além de dois melhores segundos dentre os grupos de 5. Grupo de 6 classifica 2)

4.3) QUARTAS DE FINAL, SEMIFINAL E FINAL

a) Os jogos terão caráter eliminatório e serão disputados no sistema de ida e volta.

b) Em caso de dois resultados iguais, haverá prorrogação de dois tempos de 03:30 (três minutos e trinta segundos). Persistindo a igualdade, a decisão será por pênaltis.

4.3.1) EMPARCEIRAMENTO NAS QUARTAS DE FINAL

As fórmulas que implicam na classificação de melhores terceiros colocados devem adotar o seguinte critério de emparceiramento para as quartas de final:

a) com base nos critérios de desempate estabelecidos na letra C do item 4.2.2, atribuem-se números de 1 a 8, respectivamente, para: 1º., 2º. ou 3º. melhores primeiros; 1º., 2º. ou 3º. melhores segundos; 1º. ou 2º. melhores terceiros.

b) adota-se o cruzamento: 1x8, 2x7, 3x6 e 4x5.

4.4) DECISÃO DE 5º A 8º LUGAR

a) Eliminados nas quartas de final vão compor duas chaves alternadas (A x C e B x D), para disputar vaga em jogo único. Quem vencer, decide o quinto lugar, também em jogo único. Os perdedores decidem o sétimo lugar, em jogo único.

b) Em caso de empate no tempo normal, haverá prorrogação de dois tempos de 03:30 (três minutos e trinta segundos). Persistindo a igualdade, a decisão será por pênaltis.

4.5) DECISÃO DE 3º LUGAR

a) Eliminados nas semifinais vão disputar a 3ª posição em jogo único.

b) Em caso de empate no tempo normal, haverá prorrogação de dois tempos de 03:30 (três minutos e trinta segundos). Persistindo a igualdade, a decisão será por pênaltis.

5) DA PONTUAÇÃO PARA A CLASSIFICAÇÃO

a) O primeiro colocado da etapa da Liga Pantaneira ganhará 14 pontos. O segundo colocado, 10 pontos. O terceiro, 8 pontos. O quarto, 6. O quinto, 5. O sexto, 4. O sétimo, 3. O oitavo, 2. Do nono em diante, todos receberão um ponto cada.

b) Em caráter experimental, serão acrescidos à pontuação 10% dos gols pró marcados por cada botonista, ao término de cada etapa.

6) DA ARBITRAGEM

a) Sempre que algum atleta julgar necessário, e havendo a disponibilidade, poderá solicitar aos organizadores do evento a presença de um árbitro durante a partida. O pedido deverá, obrigatoriamente, ser feito antes do início da partida. A decisão do árbitro é soberana e deve ser acatada pelos atletas.

b) Todo atleta que estiver apto e disponível para arbitrar uma partida, mas se negar a fazê-lo, estará sujeito à advertência e às demais sanções previstas em regulamentos disciplinares.

7) DAS OCORRÊNCIAS

Caso haja alguma ocorrência de natureza grave durante a realização de uma partida, as partes envolvidas deverão fazer um relato por escrito, após o término do jogo, e encaminhar o documento à FEFUMEMS, que irá apurar os fatos e tomar as devidas providências, convocando, se preciso for, as partes.

8) DO W.O. E DO ABANDONO

a) Para todos os efeitos, o W.O. constitui-se de derrota por 1 a 0 para o atleta ausente na data do jogo.

b) Caso o jogador tenha jogos pendentes e não esteja presente no local e horário da partida, a organização concederá 15 minutos de tolerância. Se o prazo se esgotar e o atleta continuar ausente, terá W.O. declarado em seu desfavor.

c) Se o jogador faltar ao segundo jogo na mesma competição, o fato caracteriza abandono. O atleta ausente será automaticamente eliminado do torneio. Além disso, o abandono dará direito de reversão do resultado para todos os botonistas que tiverem empatado ou perdido antes do fato consumado. O novo resultado será a vitória simples (1 a 0).

d) O jogador que, em uma mesma temporada, abandonar duas competições promovidas pela FEFUMEMS, será punido com suspensão automática. A pena terá vigência de um torneio, independentemente da característica da competição (copa, etapa, campeonato etc.) e do ano em que for realizado. Em caso de reincidência (isto é, dois novos abandonos), a pena será acrescida de um torneio, e assim sucessivamente.

9) DA PREMIAÇÃO

Serão premiados com medalhas o primeiro, segundo, terceiro e quarto colocados da etapa. O campeão da Liga Pantaneira terá direito a um troféu permanente.

10) DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Os casos omissos ou duvidosos deverão ser resolvidos, nos termos estatutários, pela diretoria da FEFUMEMS, entidade organizadora da Liga Pantaneira de Futebol de Mesa – modalidade dadinho.

Campo Grande, MS, 22 de janeiro de 2014.

Hélder Rafael - Presidente
Federação de Futebol de Mesa de Mato Grosso do Sul (FEFUMEMS)

0 comentários:

Postar um comentário

Cene Círculo Militar de Campo Grande Comercial Sport Gym Operário Sobotoms